Prefeitura do Rio lança Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

O PMUS foi desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Transportes e conta com uma plataforma online para colaboração da população

Notícias
 

Fonte: Sustentarqui  |  Autor: Sustentarqui  |  Postado em: 04 de abril de 2015

Mapa de Informações da Mobilidade da Cidade

Mapa de Informações da Mobilidade da Cidade

créditos: Divulgação

 

O plano orienta os investimentos públicos em infraestruturas de transportes da cidade por dez anos, a partir de 2016 e deverá integrar modais motorizados e não motorizados em um sistema coeso e sustentável, priorizando o transporte público, o deslocamento a pé e por bicicleta e considerando emissões de gases do efeito estufa.

 

O trabalho utiliza os dados do Plano Diretor de Transporte Urbano da Região Metropolitana (PDTU-2013), com foco na cidade do Rio de Janeiro. Ao final de dez meses, será elaborado um documento com as principais conclusões e propostas do estudo para os cenários de 2021 e 2026 (com diferentes graus de investimento). Todas as medidas estarão em acordo com as recomendações do Plano Diretor da Cidade do Rio de Janeiro (Lei Complementar 111/11), da Política Municipal de Mudanças Climáticas (Lei 5.248/11) e da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/12).

 

Mapa de Demandas Interativo

Paralelamente às atividades do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, a Prefeitura lançou um novo Desafio Ágora Rio, dessa vez com o tema mobilidade, que servirá de um espaço qualificado para o debate e proposição sobre o tema. No site do PMUS, os cidadãos e cidadãs poderão sugerir novas rotas para BRTs, ciclovias e apontar áreas em que a passagem de automóveis não é recomendada, entre outras demandas. Além disso, serão realizados encontros em datas e locais ainda a serem divulgados para que o poder público apresente o desenvolvimento do plano e possa captar os desejos da população.

 

O Mapa de Demandas é uma plataforma digital para que a população possa registrar demandas por mobilidade e fazer outras sugestões, tudo isso em um mapa interativo da cidade.

 

Mais informações na plataforma online do PMUS: www.pmus.com.br


Leia também:

Prazo para entrega do Plano de Mobilidade é discutido em reunião do Conselho Nacional de Cidades 

Governo do Rio em dúvida entre trem leve e BRT 

Mapeando, um jeito colaborativo de reclamar 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário