Governo do Rio em dúvida entre trem leve e BRT

Ligação Niterói-São Gonçalo primeiro seria feita com a linha 3 do metrô, por monotrilho ou metrô de superfície. Agora, plano pode mudar para corredor expresso de ônibus

Notícias
 

Fonte: SHR Editorial  |  Autor: SHR Editorial  |  Postado em: 27 de março de 2015

Se for ônibus expresso, trajeto deverá incluir a B

Se for ônibus expresso, trajeto deverá incluir a BR-101

créditos: Divulgação

 

A ligação de duas cidades no Estado do Rio, Niterói e São Gonçalo, tinha por parte do governo um compromisso inicial a construção da linha 3 do metrô. Porém, a estratégia pode mudar, dando lugar a um corredor expresso de BRT (Bus Rapid Transit).

 

Caso a construção do corredor de ônibus seja escolhida, devido à sua viabilidade econômica, a medida implicará a circulação pela Rodovia BR-101, importante estrada federal com grande fluxo de veículos pesados como caminhões e ônibus, além da perda de uma faixa de rolamento.

 

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que o fluxo de pessoas entre São Gonçalo e Niterói é o maior do Rio de Janeiro. O deslocamento entre as cidades é o segundo maior do país, e envolve mais de 120 mil moradores que vivem essa rotina todos os dias.

 

A cidade de São Gonçalo é o segundo município mais populoso do estado, com mais de 1 milhão de habitantes. Entretanto, a região pouca oferta de emprego, o que faz a maioria seus habitantes se deslocar para a cidade de Niterói ou atravessar a baía da Guanabara para trabalhar no Rio. Daí a necessidade premente de um meio de transporte rápido e eficiente, que possa atender a demanda de passageiros que se deslocam entre as cidades todos os dias.

 

VLT na capital

Do outro lado da Baía da Guanabara, o VLT urbano na cidade do Rio deve ser inaugurado até julho de 2016. Com capacidade para transportar 300 mil passageiros/dia, o VLT do Rio circulará nas regiões central e portuária da capital, num sistema de circulação sem cabos. Cada composição tem capacidade para transportar até 420 passageiros.

 

Leia também:

Metrô ligando Niterói a São Gonçalo (RJ) pode virar corredor de BRT 

Transoceânica: Niterói terá corredor expresso de ônibus com ciclovia 

Mobilidade e Direito à Cidade - Metrô pra quem?


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário