Startup testa "supermercado virtual" no Metrô de São Paulo

Com aplicativo é possível fazer as compras pelo celular e receber os produtos em casa

Notícias
 

Fonte: Tecnoblog  |  Autor: Emerson Alecrim  |  Postado em: 17 de abril de 2015

Supermercado virtual no Metrô de São Paulo

Supermercado virtual no Metrô de São Paulo

créditos: Divulgação

 

Você sai do trabalho, entra na estação do Metrô mais próxima e, com o auxílio do smartphone, faz compras em um “supermercado virtual” disponível ali. Posteriormente, os produtos são entregues na sua casa. Achou a ideia curiosa? Pois saiba que é exatamente esse conceito que a startup paulistana Mercode está testando.

A empresa instalou gôndolas virtuais – basicamente, painéis com imagens de produtos – nas estações Butantã e Faria Lima da Linha 4 do Metrô de São Paulo. Para fazer uma compra, o usuário precisa apenas instalar o app do Mercode (para Android e iOS) e, ao ativá-lo, apontar a câmera do aparelho para o item desejado para conferir o preço e adquirí-lo.

Experimentos como esse foram feitos no ano passado. Na nova fase, há um diferencial importante: a entrega dos produtos é feita por um varejista parceiro. Hoje, há 22 deles, sete já integrados às gôndolas do Metrô.

Antes, havia apenas um atacadista que cuidava da parte logística. Com o modelo atual, o Mercode acaba funcionando como um marketplace, fator que ajuda a aumentar o número de lugares atendidos, assim como a variedade de produtos – atualmente, há cerca de 20 mil itens no serviço, quatro vezes mais que na fase anterior.

As prateleiras no Metrô são uma forma de promover o Mercode, na verdade. “Essa ação serve para mostrar que é possível fazer compras em um supermercado online”, explica Fabio Campos, um dos sócios da empresa.

De fato, só o app é necessário para as compras. Prateleiras virtuais não são obrigatórias. O usuário precisa apenas digitar seu CEP para saber quais varejistas associados fazem entregas no seu endereço. Em seguida, basta vasculhar o serviço para comprar os itens desejados. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou, dependendo do lojista, com outros meios no ato da entrega.

O problema é que a área de cobertura ainda é pequena – basicamente, apenas pontos próximos à região central da São Paulo são atendidos. Mas o Mercode tem planos de expansão e espera inclusive chegar em outras três capitais em breve. Não deve mesmo demorar muito: com o modelo de parcerias, a inclusão de supermercados locais tende a ser bem mais fácil.

Saber mais no site oficial do Mercode: www.mercode.com.br

 

Leia também:

Metrô do DF lança aplicativo e oferece internet grátis em quatro estações

Metrô do Recife opera no prejuízo desde a inauguração, em 1985

Governador de SP promete Linha 6-Laranja do Metrô completa até 2020


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário