Aprovada reserva para bikes em estacionamentos de Piracicaba (SP)

Texto prevê que 5% das vagas em novos projetos sejam reservadas para bicicletas. Regra precisa ser sancionada pela Prefeitura; ciclistas elogiam a medida

Notícias
 

Fonte: G1 Piracicaba e Região  |  Autor: G1 Piracicaba e Região  |  Postado em: 19 de maio de 2015

Hipermercado na área central, com bicicletário

Hipermercado na área central, com bicicletário

créditos: Claudia Assencio/G1

 

Um projeto de lei aprovado na Câmara de Vereadores de Piracicaba (SP) prevê que 5% das vagas destinadas a automóveis deverão ser reservadas para bicicletas em novos condomínios e estabelecimentos comerciais, como shopping centers e agências bancárias.

 

A proposta ainda aguarda sanção do Executivo, mas é bem-vinda a quem utiliza o veículo como meio de transporte na cidade.

 

"Qualquer iniciativa que colabore para um uso mais seguro e confortável da bicicleta é extremamente válida", disse a integrante do Grupo de Mobilidade Urbana Sustentabilidade (Grumos), Mirian Rother.

 

Mírian também é e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada do Cena/Esalq da Universidade de São Paulo (USP). Ela ressalta que Piracicaba necessita melhorar a infraestrutura ciclioviária e que iniciativas que contemplem o ciclista utilitário são importantes.

 

"Quando pensamos no trabalhador que usa a bicicleta como meio de transporte, medidas como essa ou até a integração de ciclovias a terminais de ônibus, por exemplo, todas teriam impactos positivos para ele, inclusive em termos financeiros", lembrou.

 

O ciclista e ecólogo Yuri Arten Forte, de 31 anos, também destaca a necessidade do município repensar a mobilidade urbana e avalia a medida proposta pela Câmara de forma positiva.

 

"Uma das principais mudanças estruturais que qualquer área urbana tem que passar é a quebra do privilégio ao transporte motorizado particular. Trata-se de uma demanda apresentada pela Política de Nacional de Mobilidade Urbana, de 2012", ressaltou.

 

Proposta

A proposta que considera reservar no mínimo cinco vagas para bicicletas como norma para edificações também inclui a instalação de bicicletário. A propositura é de autoria do vereador Paulo Camolesi (PV), que alterou e acrescentou nova redação ao artigo 128 da lei complementar 206/2007.

 

O parlamentar destaca a importância de atender uma nova tendência nas principais cidades brasileiras, que é a locomoção por bicicletas. A medida se justifica pela lei 12.587/2012 sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana, em que o deslocamento de pessoas deve ser garantido.

 

Camolesi acredita que os estacionamentos são estruturas fundamentais para mobilidade nos centros urbanos. O uso de bicicletas, segundo texto publicado no site do Legislativo, "é muito adotado pela população, mas a realidade da cidade não é para esse transporte, já que ainda é insuficiente a infraestrutura para estacionamentos. A falta de segurança dos ciclistas, além de trazer dificuldade, inibe a adesão de novos usuários”, criticou.

 

Leia também:

Circulação de carros em Piracicaba cresce 66% e impacta mobilidade urbana 

Em Campinas (SP) dificuldade para estacionar complica rotina de ciclistas

Bicicletários: Câmara Legislativa do Distrito Federal dá o exemplo 

Juízes pedem bicicletários no Tribunal de Justiça de São Paulo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário