Cariocas podem votar em projetos de mobilidade para a cidade, até junho

Programa "Desafio Ágora Rio", da Prefeitura do Rio, divulga projetos finalistas e abre votação popular na internet sobre a mobilidade urbana

Notícias
 

Fonte: Lab.Rio  |  Autor: Lab.Rio*  |  Postado em: 22 de maio de 2015

Proposta é melhorar a mobilidade com o voto do cid

Proposta é melhorar a mobilidade com o voto do cidadão

créditos: Tânia Rêgo/ABr

 

Dez projetos de mobilidade urbana, todos propostos por cidadãos cariocas, poderão se tornar realidade, se forem escolhidos e votados pela população e posteriormente considerados viáveis pelo poder público. Esta a proposta da segunda edição do "Desafio Ágora Rio", programa desenvolvido pelo LAB.Rio, o Laboratório de Experiências de Participação Social, da Prefeitura do Rio.

 

Para participar, os cariocas tem até o dia 28 de junho para escolher e votar em até dez projetos, disponíveis no site do Desafio Ágora Rio. Por meio desta plataforma de discussão de políticas públicas, os usuários podem interagir diretamente com os órgãos gestores e encaminhar propostas para estudos de viabilidade técnica. 

 

Entre os projetos finalistas, há sugestões que elencam todos os aspectos da mobilidade urbana, como por exemplo: melhoria do sistema de bilhete único; infraestrutura para ciclistas; implantação de pedágio urbano para reduzir os carros em circulação; reordenação do sistema de ônibus urbanos; transporte aquático para a cidade; programas de mobilidade nas escolas; sistemas integrados de informações do transporte, e diversos outros. 

 

A mobilidade urbana foi escolhida como tema desta segunda edição do desafio, esclarece Luti Guedes, coordenador do LAB.Rio: “Iniciamos o Desafio Ágora Rio em janeiro, com a fase denominada Engajamento, de abertura de dados e informações técnicas sobre o tema proposto (mobilidade urbana). Depois veio a fase Proposição, quando os cariocas puderam encaminhar suas propostas e tirar dúvidas diretamente com as secretarias e órgãos responsáveis. Em seguida, a fase de Curadoria, que é o momento em que, tanto técnicos da prefeitura quanto representantes da sociedade civil se reúnem para uma triagem, seleção e avaliação de viabilidade das propostas recebidas”. 

 

Ao todo, foram 383 projetos, recebidos e avaliados pelo Conselho de Curadores. Formado pelas secretarias municipais de transportes (SMTR), meio ambiente (SMAC), urbanismo (SMU) e Conservação e Serviços Públicos (Seconserva), o Conselho também é composto por entidades da sociedade civil, como o movimento de cidadania Rio Como Vamos, a associação Transporte Ativo, o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), o Conselho de Arquitetura do Rio de Janeiro (CAU-RJ), o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ). 

 

Propostas mais votadas

Segundo Bernardo Ainbider, coordenador do Desafio Ágora Rio, “os dez projetos mais votados serão encaminhados ao grupo de trabalho dedicado ao desenvolvimento e execução de políticas públicas de transportes, liderado pela SMTR. O compromisso é que haja uma avaliação técnica e orçamentária para incorporação das propostas aos planos de médio e longo prazo”, afirma . 

 

Ao final, é o próprio prefeito Eduardo Paes, em conferência ao vivo pela internet, quem deve esclarecer a viabilidade de inclusão das propostas no planejamento de 2016. 

 

LAB.Rio 

Criado como projeto piloto, o LAB.Rio é um laboratório dedicado ao desenvolvimento de projetos sobre participação cidadã, e foi lançado pela Prefeitura do Rio no final de 2014. Análises, projetos e protótipos são desenvolvidos por uma equipe de oito jovens de diferentes habilidades - pesquisadores, designers, desenvolvedor de software e gestores. 

 

O laboratório funciona no ritmo e na estrutura das startups: prototipagem, interação e métodos ágeis. As ferramentas e plataformas são lançadas em Beta - o que significa que são testadas e aprimoradas com a colaboração dos próprios usuários. 


* Editado por Mobilize Brasil

 

Leia também:

Nova barca Rio-Niterói está se tornando um elefante branco 

China planeja produzir barcos e vagões no Rio de Janeiro

Rio vai ganhar 30 estações de serviços para ciclistas 

Prefeitos do RJ se reúnem para discutir projetos de mobilidade urbana 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário