Exposição de calçadas portuguesas no Rio inclui debate sobre mobilidade

Além de trazer mosaicos de Portugal e curso com mestres calceteiros, mostra no Museu Histórico Nacional debateu a adaptação e conservação das calçadas

Notícias
 

Fonte: O Dia/ Catraca Livre  |  Autor: Carlos Brito (O Dia)  |  Postado em: 26 de junho de 2015

"Tatuagens Urbanas e o Imaginário Carioca", em cartaz no RJ

créditos: Divulgação

 

O Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, apresenta até o dia 1º de agosto a exposição ‘Tatuagens Urbanas e o Imaginário Carioca’. A mostra é parte das celebrações dos 450 anos da capital carioca. 

 

A mostra traça um painel da chegada das famosas calçadas de pedras portuguesas ao Brasil, e discute essa arte feita com mosaicos de calcário. 

 

O espaço fica aberto para visitação de 3ª a 6ª feira, das 10h às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. Os ingressos custam R$ 8, R$ 4 para a meia-entrada e, aos domingos, a entrada é gratuita.

 

divulgaçãoMostra destaca a arte das calçadas de mosaicos portugueses. Foto: Divulgação

 

A exposição é dividida em três módulos: o histórico, que possui acervos de várias instituições, como o Museu da Cidade de Lisboa, Museu da Cidade e Castro Maya; o módulo calceteiro, que conta com acervo do Museu dos Moldes de Lisboa, além de fotografias e filmes de várias épocas; e o módulo imaginário carioca. Este último reúne objetos inspirados nas calçadas do Rio, criados por vários designers, entre eles Leny Niemeyer, Burle Marx e Oscar Niemeyer.

 

A parceria com a Câmara de Lisboa possibilitou o empréstimo de obras originais, "verdadeiros tesouros do patrimônio urbano”, afirma Renata Lima, coordenadora geral da exposição e curadora no módulo dos calceteiros. “Por meio do material recolhido em acervos de instituições de Portugal e do Brasil, conseguimos trazer telas, desenhos, fotos e moldes que formam um conjunto de grande importância para se conhecer as calçadas portuguesas", acrescenta a curadora. 

 

Curso e seminário

Além da exposição, o projeto oferece Curso de Qualificação de Mestres Calceteiros e Seminário Calçadas Públicas, que têm como objetivo discutir a importância da conservação e adaptação das calçadas aos novos padrões de mobilidade urbana, além de formar novos calceteiros.

 

O seminário, aberto ao público, ocorreu no dia 23 de junho, no auditório do Museu Histórico Nacional, com mesas de debates das quais participaram Pedro Home de Gouveia, coordenador da equipe do Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa; Washington Fajardo, presidente do Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Estadual); e Marcus Belchior, secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, entre outros.

 

Serviço

Exposição "Tatuagens Urbanas e o Imaginário Carioca"

Quando: de 12 de junho a 1 de agosto, de terça a sexta, das 10h às 17h; domingos, das 14h às 18h

Onde: Museu Histórico Nacional, à Praça Marechal Âncora, s/n - Centro - RJ

Informações: www.museuhistoriconacional.com.br; tel. (21) 2550-9220

 

Leia também:

"Calçada precisa de projeto" 

Prefeitura de SP recebe sugestões para melhorar a mobilidade a pé 

Fotos sobre tapume propõem olhar mais atento à calçada paulistana 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário