Mais de mil ciclistas na ponte Cidade Universitária (SP), revela contagem

Na ponte sem ciclovia ou ciclofaixa, e com tráfego intenso de veículos, contagem da Ciclocidade mostra o grande número de ciclistas (1.062, num dia). Veja o relatório

Notícias
 

Fonte: Ciclocidade  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 26 de junho de 2015

Ciclistas e pedestres cruzam a ponte da Cidade Uni

Ciclistas e pedestres cruzam a ponte da Cidade Universitária

créditos: Fábio Miyata

 

Mais de mil ciclistas costumam atravessar a ponte Cidade Universitária, na zona oeste da capital paulista. Este o resultado da contagem realizada pela Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) no dia 18 de junho, com a ajuda de voluntários que, prancheta na mão, permaneceram a postos sobre a ponte, das 6h às 20h daquela quinta-feira.

 

Entre eles, o colaborador do Mobilize, Fábio Miyata, que foi o coordenador local deste trabalho. A contagem de ciclistas é uma ação que vem sendo realizada pela Ciclocidade em vários pontos da cidade para avaliar o crescimento no uso da bicicleta, fazer um perfil dos ciclistas e detectar a estrutura existente nos locais. 

 

Apesar do cenário desfavorável para o cidadão que pedala pela ponte da Cidade Universitária - já que não há ali qualquer infraestrutura cicloviária ainda -, a contagem revelou um número expressivo de 1.062 ciclistas que utilizam a ligação, sendo 13% de ciclistas mulheres. 

 

A ponte da Cidade Universitária, importante acesso à Universidade de São Paulo, cruza o rio Pinheiros e interliga a praça Panamericana à rua Alvarenga. Por ela se dá o acesso à estação de trem e à ciclovia da Marginal Pinheiros. O fluxo é grande, não só de ciclistas, mas de pedestres e carros. O mesmo espaço viário é dividido por todos, e por isso são constantes os conflitos entre os diferentes modos de deslocamento.

 

Com tantos veículos automotores, muitos ciclistas não se arriscam pela via e pedalam sobre a calçada. O que mostra a urgência de se construir uma estrutura cicloviária que favoreça não apenas a circulação de bicicletas, mas igualmente de pedestres, como destaca o relatório desta ação da Ciclocidade.

 

Clique aqui para ver o relatório completo da contagem de ciclistas sobre a ponte da Cidade Universitária. 

 

Leia também:

Por que a inauguração da ciclovia da Paulista é importante 

Bicicleta ganha espaço nas ruas da América Latina 

Ciclovia da Paulista, em SP, é usada antes de ser inaugurada

Ponte para pedestre e ciclistas reduz poluição em São Paulo

Pontes para pessoas, para aposentar de vez as passarelas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário