BH abre espaço para bikes durante as férias escolares

Ruas mais vazias estimulam passeios de bicicletas; famílias e especialistas dão dicas de roteiros em BH

Notícias
 

Fonte: O Tempo  |  Autor: Bárbara Ferreira  |  Postado em: 06 de julho de 2015

Pedal em família nas ruas de BH

Pedal em família nas ruas de BH

créditos: João Godinho

 

Para a criança, as férias escolares significam ter mais tempo para brincar e se divertir. Uma boa opção de passeios e também de vivenciar a cidade, as bicicletas podem render momentos divertidos para os pequenos especialmente nesse período, com as ruas mais vazias. Levar as crianças de bike para as ruas tem sido uma maneira encontrada por muitos pais para garantir diversão, educação no trânsito, prática de esportes e de interação entre a família não apenas durante as férias, mas em todo o ano. Em Belo Horizonte, parques, praças e ciclovias são algumas das opções de locais para a programação.

 

Na casa da advogada Juliane Cristina Martins Morais Rocha, 40, andar de bicicleta é hábito familiar. Ela e o marido pedalam, usam a bike como meio de transporte e têm impulsionado também os filhos à prática. “A gente acaba vendo o mundo com outros olhos, e para eles isso é muito bom, porque ganham também mobilidade urbana”, comenta. Além disso, para Juliane, o programa é divertido e também uma forma de praticar esportes e ser mais saudável. “É uma prática que traz a pessoa para a vida. Tiramos eles (os filhos) de uma bolha virtual, da inércia”.

 

Ruas mais vazias

A advogada chama a atenção para o fato de que nas férias a saída com os filhos é facilitada pelo menor fluxo de veículos automotores nas ruas. Juliane costuma colocar as crianças na ciclofaixa e ir com o marido pela pista, para tentar protegê-los de acidentes. “Tive a ajuda do grupo Bike Anjo quando fui tirar as rodinhas dos meus filhos. Eles também ensinam práticas de segurança e a malícia das ruas”. Passear de bicicleta é rotina de lazer para o técnico em eletrônica Rogério dos Santos, 46, que sempre sai com a filha, de 12 anos, em busca de lugares bonitos. A adolescente adora, afirma.

 

“Vou com a minha filha para a Pampulha e o Parque Ecológico, e andamos também por toda a cidade. Usamos bicicletas separadas ou uma em que podemos ir juntos. É ótima forma de tirar as crianças de casa. Assim como a minha geração tinha carrinho de rolimã, eles agora podem sair com as bikes”.

 

Serviço

Aulas. Para participar das aulas do Bike Anjo, basta contatar o grupo pela internet, por meio da página é bikeanjobh.wordpress.com. Eles promovem encontros no último domingo do mês.

Points

A advogada Juliane Rocha, 40, dá algumas dicas de locais em que gosta de levar os filhos. De acordo com ela, a ciclovia da avenida dos Andradas, a esplanada do estádio Mineirão e a lagoa da Pampulha são ótimas opções em Belo Horizonte. Além disso, a defensora adora frequentar o Parque Jacques Cousteau, no bairro Betânia, na região Oeste da capital. Lá, conta a ciclista, além de ser um lugar agradável para passar o dia em família, é um ponto fechado, o que dá mais segurança aos pais.

Dicas

Prevenção - Alguns cuidados podem garantir a segurança das crianças, segundo o dentista Carlos Edward Campos, 44, membro do Bike Anjo. Ele sugere pedalar em horários mais tranquilos e nos fins de semana, seguir as ciclovias e sempre optar faixas pistas mais à direita das vias. Para crianças até 10 anos, o ciclista sugere apenas praças e parques.

Equipamento

Assim como para os adultos, os equipamentos de segurança são essenciais. Campos orienta o uso de capacete e luvas. Para passeios noturnos, é preciso utilizar iluminação própria de bicicleta.

Pai Anjo

O Bike Anjo oferece aulas que facilitam a vida de qualquer ciclista. O grupo tem um “curso” voltado para as crianças mais novinhas – o chamado Pai Anjo. Para não tirar o privilégio dos pais de ensinarem os filhos a darem as primeiras pedaladas, os “anjos” auxiliam os adultos a ajudarem seus filhos, explica Carlos Edward Campos, membro do Bike Anjo.

 

Leia também:

Itatiaiuçu, na Grande BH, adota 'tarifa zero'

Google lança rotas para bicicleta no Maps

Prefeitura de BH libera licitação de 300 permissões para ônibus suplementares

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário