Dublin se prepara para tirar os carros do centro

A exemplo de outras cidades europeias, capital da Irlanda planeja banir carros da região central, liberando o espaço público para pedestres e ciclistas

Notícias
 

Fonte: Via Trolebus*  |  Autor: Renato Lobo  |  Postado em: 07 de julho de 2015

Dublin quer se tornar uma cidade para pessoas

Dublin quer se tornar uma cidade para pessoas

créditos: Reprodução

 

Dublin, na Irlanda, quer fechar ruas do centro permanentemente aos automóveis. Este o teor do plano apresentado pelas autoridades locais, calculado em 150 milhões de euros (cerca de R$ 530 milhões), que inclui o alargamento de calçadas, instalação de ciclovias e investimentos em transporte coletivo.

 

No transporte público, um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) será instalado junto com um sistema de corredor de ônibus do tipo BRT.

 

Perspectiva em estudo para a região central de Dublin (Dublin City Centre Transport Study)   


Entre as 10 mais congestionadas

Em uma lista com as cidades mais congestionadas do mundo, Dublin aparece em quarto lugar. Rio de Janeiro, Salvador e Recife também estão no top 10. 

 

Cálculos da prefeitura indicam que 33% das 192 mil viagens diárias partindo ou chegando ao centro de Dublin são feitas em carros. Com a medida, a cidade quer reduzir este deslocamento por carro de 33% para 20% até 2017. Na mesma medida, o governo local prevê que 55% de viagens sejam feitas por transporte público, 15% em bicicleta e 10% a pé.

 

O plano ainda precisa passar pela consulta pública que vai até o próximo dia 16 de julho. Se levada em frente, a proposta vai colocar Dublin ao lado de cidades como Paris, Madrid e Bruxelas, que também têm projetos definidos para tornar suas regiões centrais em locais mais agradáveis, livres do trânsito e cicláveis.

 

Leia o projeto na íntegra (em inglês).

 

*Editado pelo Mobilize

 

Leia também:

Cidades mais compactas, integradas e sustentáveis

Enrique Peñalosa: "Espaço viário pertence a todos, com carro ou não"

Mobilize viaja pela França e Holanda, por cidades feitas para pessoas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário