São Paulo vai reduzir velocidade do tráfego

Plano pretende acalmar o tráfego para reduzir acidentes e melhorar a fluidez de veículos nas principais avenidas. Redução começa em 20 de julho

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil / CET  |  Autor: Marcos de Sousa / Mobilize  |  Postado em: 08 de julho de 2015

São Paulo vai reduzir velocidade do tráfego

Ocupação de espaços/ modos de transporte/ velocidade

créditos: CET/SP


Em coletiva de imprensa nesta manhã (8), o secretário Municipal de Transportes Jilmar Tatto apresentou dados e planos para a redução da velocidade do tráfego nas principais vias de São Paulo.

 

Com a baixa da velocidade, a prefeitura espera principalmente reduzir o número e a gravidade dos acidentes na capital  paulista. Apenas nas avenidas Marginais foram 1.180 acidentes em 2014, com 1.399 pessoas feridas e 73 mortos, segundo o relatório.

 

Secundariamente, o plano também prevê que a redução de velocidade possa melhorar o trânsito nas vias, em função da menor distância de seguimento necessária para veículos em velocidades mais baixas, com a consequente queda na ocupação dos espaços nas pistas.

 

A proposta tem sido criticada por engenheiros de trânsito, mas responde exatamente à tendência mundial de acalmar o tráfego nas cidades, por uma razão óbvia: a 40 km/h, as chances de um motorista conseguir frear e evitar um acidente são muito maiores do que a 60 ou 80 km/h. E em caso de atropelamentos, a velocidade mais baixa reduz muito o potencial de ferimentos ou mortes.


Mortes no trânsito
Vale reiterar: apenas em 2014, nas avenidas marginais de São Paulo ocorreram 1.180 acidentes, com 1.399 pessoas feridas e 73 mortes. Sobre esse tema é possível consultar os dados da OMS, que indicam uma taxa de 22,6 mortes por cem mil habitantes aqui no Brasil, acima do índice da Austrália (6,1) ou da Argentina (12,6), e bem acima do índice da Dinamarca e Alemanha (4,7). 

 

A medida entrará em vigor no dia 20 de julho, mas os motoristas serão orientados por faixas e agentes de tráfego nas avenidas que passarão pela mudança, afrimou Tatto na coletiva.

 

Clique e veja a apresentação do plano, com suas justificativas técnicas.

 

 Leia também:

Jovens têm mais medo de motoristas perigosos que de cobras ou da morte, diz pesquisa 

Radar para ciclistas promete evitar acidentes de trânsito 

O plano de Londres para melhorar a saúde de seus habitantes através da mobilidade urbana sustentável


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário