Em Petrolina (PE), plano de mobilidade urbana terá plataforma interativa

Diagnostico da cidade e plataforma interativa são apresentados no encontro entre a Empresa de Trânsito e Transporte Coletivo e a vencedora da licitação

Notícias
 

Fonte: Jornal ON  |  Autor: Jornal ON  |  Postado em: 13 de agosto de 2015

Participação popular faz parte da elaboração do pl

Participação popular faz parte da elaboração do plano

créditos: Amanda Franco/G1

 

Foi apresentado nesta quarta-feira (12), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a terceira etapa do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. No encontro, que reuniu representantes da Empresa de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) e da empresa vencedora da licitação, a Logitrans, foi apresentado o relatório do diagnóstico encontrado em Petrolina, assim como foi detalhado como funcionará a Plataforma Interativa.

 

O Plano de Mobilidade de Petrolina começou a ser trabalhado em maio de 2015. Na primeira etapa, foi feita a apresentação do plano de trabalho e levantamento de dados, como número da frota de veículos e legislação. No segundo momento, foram feitas as pesquisas necessárias para elaboração do trabalho. O objetivo é traçar propostas para o sistema de transportes, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

 

“Nessa terceira etapa do plano divulgamos o relatório, que aponta a situação que se  encontra a cidade. No diagnóstico identificamos pontos positivos, outros que requerem mais cuidado, locais onde o trânsito é mais crítico, pontos com alto índice de acidente. Enfim, tudo que demonstra como é a mobilidade de Petrolina. Diante do que foi exposto, vamos trabalhar para mudar o que identificamos como problema e fortalecer o que encontramos de positivo”, explica o diretor-presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro. 

 

O diretor-presidente destacou que mudanças já foram feitas na cidade. “Algumas coisas começamos de imediato. Na Avenida Guararapes já mudamos a forma de estacionamento, fizemos uma parte exclusiva para motos, que a motofaixa e vai ganhar também uma faixa exclusiva para ônibus. Então, temos trabalhos que podem ser realizados a curto, médio e logo prazo”, disse Paulo.

 

Entre os pontos críticos identificados durante o diagnóstico, Valgueiro cita o número da frota de veículos e as duas BRs que cortam o município. “Hoje temos cerca de 119 mil veículos para uma população de 320 mil habitantes. Isso é um ponto que precisamos ver com cuidado. Temos também um fator preocupante porque temos duas BRs de grande movimentação cruzando a área urbana da cidade, uma delas pega área central. São questões que precisamos trabalhar com muito cuidado e atenção”, pontuo Paulo. 

 

Ainda como parte da terceira etapa do Plano de Mobilidade, foi apresentado a Plataforma Interativa. Através de um site, a população poderá interagir com a EPTTC, na elaboração de propostas. A partir do lançamento, que acontece na próxima quinta-feira (20), serão lançadas pesquisas e enquetes para participação da população.

 

“No site tem explicando como é o plano, serão postados os relatórios, os resultados das duas etapas já apresentadas e o planejamento das próximas fases. Temos ainda uma conta, onde o cidadão pode fazer o cadastro e participar da elaboração do plano, enviando sugestões e críticas. É importante essa participação para que o plano não seja elaborado em apenas duas mãos. A população deve apresentar os anseios, mostrar aquilo que não é positivo e mostrar a visão deles. E nós, enquanto técnicos, vamos fazer a filtragem disso para transformar em propostas”, explicou Paulo.

 

Ainda estão previstas quatro fases, envolvendo o prognóstico, as plenárias com a participação dos cidadãos, a conclusão e a institucionalização. A expectativa é de que até janeiro de 2016 o Plano de Mobilidade Urbana de Petrolina se torne Lei. O material servirá como orientação para os investimentos em mobilidade feitos na cidade para os próximos 20 anos.

 

Leia também:

Contra violência no trânsito, Recife amplia fiscalização por radar

Em Petrolina (PE), passageiros poderão emitir gratuitamente o Bilhete Integrado

Petrolina (PE): av. Guararapes terá faixa exclusiva para ônibus e ciclistas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário