Recife: plano de mobilidade deve ficar pronto até o final de 2016

Segundo a prefeitura, nova versão será baseada em informações geradas a partir da contagem de pedestres, bicicletas e veículos motorizados na capital pernambucana

Notícias
 

Fonte: Tânia Passos/Diário Urbano  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 12 de julho de 2016


Como numa telenovela interminável, a Prefeitura de Recife anunciou ontem que até o final de 2016 enviará à Câmara Municipal a nova proposta para o Plano de Mobilidade da capital pernambucana.

 

A primeira versão do plano foi entregue à Câmara em 2011 e chegou a receber 59 emendas. A tramitação estendeu-se até 2014 e, sem ter sido votado, o plano foi retirado pelo Executivo para modificações. O prazo anterior para entrega do  plano venceu em maio passado, mas o atraso se deu, segundo o Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, para a "construção de uma nova base de dados e um realinhamento das diversas leis que tratam do uso e ocupação do solo na cidade". Na nova base de dados, uma das promessas do futuro plano é apresentar informações da contagem volumétrica de pedestres, bicicletas e veículos e, a partir daí, apresentar alternativas de mobilidade para a cidade.

 

Prazo vencido em 2015
A propósito, terminou em abril de 2015 o prazo fixado pela Lei Federal 12587/2012 para que os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes elaborassem os planos diretores de mobilidade urbana. Hoje, em julho de 2016, menos de 30% das cidades conseguiram concluir esse trabalho e, portanto, estão impedidas de obter recursos federais para projetos de mobilidade urbana.


Leia também:
Em Recife, a solução é o metrô, diz engenheiro
Obra de mobilidade da Copa é entregue no Recife com dois anos de atraso
Plano de Mobilidade do Recife (2011) 



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário