No Rio, ciclovia da Avenida Niemeyer ganha forma

Trajeto do Leblon a São Conrado tem 80% das obras concluídas e ciclistas já usam trechos

Notícias
 

Fonte: O Dia  |  Autor: Amanda Prado  |  Postado em: 13 de agosto de 2015

Ciclovia terá uma das mais belas vistas do Rio de

Ciclovia vai proporcionar uma belíssima vista do Rio

créditos: Maíra Coelho/Agência O Dia

 

A ciclovia que vai ligar o Leblon a São Conrado, na Zona Sul, já começou a ganhar forma ao lado de uma das paisagens mais bonitas do Rio. A pista de 3,9 km de extensão, ao longo da Avenida Niemeyer, está com 80% das obras concluídas, segundo a prefeitura, e deve ser finalizada até o fim deste ano.

 

Ciclistas também já estão circulando em alguns trechos do trajeto. “A implantação da ciclovia junto à Avenida Niemeyer atenderá diretamente a 70 mil pessoas, que residem nas áreas São Conrado, Vidigal e Leblon. Além disto, é mais um diferencial turístico para a cidade”, disse o presidente da Geo-Rio, Márcio Machado.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (SMO), o uso de bicicletas já representa 5% dos deslocamentos na cidade. Além de ser um meio de locomoção não poluente, a bike também funciona como alimentador dos meios de transporte de massa. A construção da ciclovia litorânea da Niemeyer teve início em junho do ano passado. Até o momento, foram inseridos todos os 150 blocos e pilares, restando apenas 12 tabuleiros, de um total de 152.

 

Agora, a próxima etapa das obras consiste na instalação do guarda-corpo, cujas composições estão sendo fabricadas. A estrutura metálica terá caráter sustentável e peças de madeira plástica, oriundos de reciclagem. O projeto, que recebeu investimento de R$ 35,9 milhões, liga os bairros do Leblon e de São Conrado, privilegiando a vista e a beleza natural da cidade. A pista exclusiva para bicicletas terá 2,5 metros de largura.

 

A SMO informou, ainda, que mais de 1,5 milhão de viagens são registradas por dia nos 380 km de ciclovias do Rio e acrescentou que essa opção tem se tornado cada vez mais útil quando o assunto é a mobilidade urbana. A expectativa é que até 2016 a malha cicloviária chegue aos 450 km de extensão.

 

Leia também:

Sabe quais são os melhores aplicativos de mobilidade urbana?

Apesar de promessa ao COI, Rio não interliga regiões olímpicas por ciclovias

Rio tem 400 km de ciclovias, mas pistas apresentam problemas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário