Até dezembro, Prefeitura de Cuiabá planeja lançar nova licitação para transporte coletivo

Decisão tomada pela prefeitura não depende da conclusão das obras do VLT. 350 mil pessoas utilizam o transporte coletivo diariamente na capital matogrossense

Notícias
 

Fonte: Olhar Direto  |  Autor: Ronaldo Pacheco  |  Postado em: 17 de agosto de 2015

Nova licitação deve sair até dezembro

Nova licitação deve sair até dezembro

créditos: Olhar Direto

 

A Prefeitura de Cuiabá planeja lançar até dezembro a nova licitação do transporte coletivo da Capital. A decisão foi tomada pelo prefeito Mauro Mendes (PSB), independente da conclusão ou não das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), sob responsabilidade do governo de Mato Grosso. Diariamente cerca de 350 mil pessoas utilizam o transporte público da capital, alvo de recorrentes críticas devido as condições dos veículos empregados.

 

A Procuradoria Geral do Município trata dos detalhes jurídicos do futuro edital, enquanto a Secretaria Municipal Mobilidade Urbana – antiga SMTU – se dedica à questão técnica. É certo que, no edital de concorrência, deverá constar exigências consideras cruciais, como idade da frota, porcentagem de ônibus com ar condicionado e rampa de acesso aos cadeirantes. “É certo que o edital de licitação do transporte coletivo sai até o final do ano, para que tenha um sistema moderno e eficiente”, ponderou o procurador geral Rogério Gallo, para a reportagem.

 

A prioridade é para que haja melhorias no sistema. “A determinação do prefeito Mauro Mendes é para que a idade máxima dos ônibus seja de cinco anos e que os portadores de necessidades especiais [cadeirantes] tenham respeitado o seu direito à acessibilidade”, emendou Gallo. O secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, lembra que os 330 mil usuários do transporte coletivo devem ter perspectiva de melhoria na frota atual, com Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual. “A concessão venceu e só vamos fazer licitação. Por enquanto, estamos cobrando o que é possível cobrar das empresas dentro do contrato, como renovação da frota e abrigos novos. Questões como ar-condicionado não estão no contrato, então estamos fazendo um estudo para ver se a tarifa atual comporta esse benefício”, argumentou Thiago França.

 

Sobre a estrutura física, os avanços, por enquanto, devem ficar restritos a reformas em uma parcela dos pontos de ônibus. “Temos aproximadamente dois mil pontos em Cuiabá, sendo 900 cobertos. Nós já reformamos 500 abrigos nos últimos anos. O prefeito Mauro Mendes deseja colocar80% dos pontos com abrigo”, completou o secretário de Mobilidade Urbana.

 

Leia também:

Cuiabá terá novo modelo de ponto de ônibus

VLT de Cuiabá: prazo termina sem acordo entre governo e consórcio

Prefeitura de Cuiabá notificou 3,6 mil imóveis por calçada irregular

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário