Edifícios residenciais e comerciais inauguram serviço de bicicleta compartilhada em SP

Depois da bike pública, surge agora na capital paulista o primeiro serviço bike-sharing corporativo, transporte sustentável para uso de condôminos e trabalhadores

Notícias
 

Fonte: Compartibike (assessoria)  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 27 de agosto de 2015

Serviço bike-sharing instalado no edifício Rochave

Serviço bike-sharing instalado no edifício Rochaverá (SP)

créditos: Divulgação

 

Já deu para notar: nas cidades brasileiras, as bicicletas compartilhadas são um serviço público que vem crescendo, e que tem tudo para pegar. Agora, paralelamente, começa a surgir outro tipo de transporte alternativo, igualmente promissor: o bike-sharing em edifícios comerciais e o bike-sharing para edifícios residenciais.     

 

"São soluções para bicicleta que podem se desenvolver em paralelo aos sistemas públicos de compartillhamento e que mostram o envolvimento das empresas na melhoria da mobilidade urbana de seus funcionários e dos condomínios com os moradores", destaca Pedro Monteiro, sócio da Compartibike, empresa que opera o sistema. 

 

Entre junho e julho deste ano, essa proposta se concretizou com a inauguração do novo sistema de transporte compartilhado em dois pontos corporativos da cidade de São Paulo: no edifício comercial que abriga as empresas inquilinas do Rochaverá Corporate Towers, na Marginal Pinheiros, e no edifício Solar Vila Olímpia, também na zona sul da capital.

 

Rochaverá

No Rochaverá Corporate Towers, foram locadas 10 bicicletas, sendo quatro elétricas e seis urbanas. Voltado aos que trabalham no edifício, os inscritos no programa podem permanecer com a bicicleta por até duas horas sem custo, e somente após esse período, o ciclista pagará uma taxa. 

 

O serviço Rochaverá Bikes funciona diariamente, das 6 h às 22 h. Para usá-lo, a pessoa precisa se cadastrar no site do serviço 

Para obter mais informações, o usuário deve ligar para o SAC do Rochaverá Bikes: (11) 3596-8027; ou mandar mensagem para o e-mail: rochavera@compartibike.com.br

 

Solar Vila Olímpia

Também os moradores do edifício Solar Vila Olímpia, situado à rua Gomes de Carvalho nº 940, no bairro de Vila Olímpia, ao sul da capital paulista, desde julho dispõem de seu sistema próprio de bicicletas compartilhadas. Implantado em parceria com a Compartibike, o objetivo do serviço é propiciar um meio de transporte rápido, eficiente e saudável para os seus deslocamentos diários e de lazer dos moradores, explica Pedro Monteiro.

 

Para os condôminos do Solar Vila Olímpia foram postas à dispoisção 4 bicicletas, sendo uma elétrica e três urbanas. A ideia é a mesma: diminuir o uso do transporte motorizado e, com a menor circulação de veículos no bairro, ainda assim aumentar a rapidez e eficiência dos deslocamentos pela região, explica o diretor da Compartibike.

 

O sistema fica disponível 24 h todos os dias e para utilizá-lo o condômino deve se cadastrar no site do serviço

 

“Foi o próprio condomínio que percebeu a necessidade de promover a mobilidade de seus moradores. Implementamos a solução e, agora, esperamos que a iniciativa estimule o surgimento de outras que busquem melhorar o trânsito, principalmente dentro dos diferentes bairros da cidade”, diz Monteiro.

 

Ele explica que, para estimular o compartilhamento entre os moradores, foi estipulada uma cobrança mínima de R$ 3,00 para utilização da bicicleta por até duas horas, e R$1,00 a cada hora adiconal. A ideia da cobrança é subsidiar o sistema, já que não é cobrado nenhum valor na taxa de condomínio, mas apenas de quem utilizar o sistema.

 

“Acreditamos que este projeto é um divisor de águas na mobilidade por bicicleta, pois marca o envolvimento da administração de um edifício, comercial ou residencial, pelo uso de um modal sustentável, voltado aos trabalhadores ou moradores”, conclui o empresário.

 

Leia também:

Carros elétricos, bicicletas e teletrabalho: o programa de Portugal para o funcionalismo
Novos perfis de usuários de bicicleta vão surgindo em Fortaleza 

Lisboa anuncia rede de 1.200 bicicletas compartilhadas 

Empresa lança serviço de aluguel de bikes elétricas em SP


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário