Nos próximos quatro dias, usuários e especialistas vão debater o uso de bicicleta em Manaus

O evento começa hoje e vai até domingo com debates em torno dos novos rumos da bicicleta no cenário urbano

Notícias
 

Fonte: A Critica  |  Autor: Isabele Valois  |  Postado em: 27 de agosto de 2015

IV Fórum de Bicicleta Manaus

IV Fórum de Bicicleta Manaus

créditos: Divulgação

 

O 4º Fórum de Bicicletas em Manaus começa hoje com  o tema  os “Novos Rumos da Bicicleta no Cenário Urbano - os avanços e desafios como alternativa de transporte nas cidades”. O evento  é promovido pelo movimento Pedala Manaus e a abertura acontece no Parque dos Bilhares, localizado na Djalma Batista, Zona Centro-Sul, e terá a participação do Prefeito de Manaus, Arthur Neto e deputados estaduais.

 

Para este ano, o fórum terá a participação do fundador da Organização Não Governamental (ONG) Transporte Ativo do Rio de Janeiro, José Lobo; o consultor em políticas de mobilidade urbana e coordenador de implantação das ciclofaixas de São Paulo, Daniel Guth; o gestor ambiental responsável pelo Bike Anjo de Minas e integrante da União de Ciclistas do Brasil (UCB), Guilherme Tampieri; e o Coordenador de Comunicação e Ciclomobilidade na Federação Paranaense de Ciclismo, Alexandre Nascimento.

 

“Mais que um fórum de debates, o evento pretende pensar a cidade sob o ponto de vista não só dos usuários das bicicletas, mas também da sociedade em geral, do meio acadêmico, da iniciativa privada e o poder público, avançando nas mudanças que já estão acontecendo, pois, não há mais como se negar a presença cada vez mais comum de usuários da bicicleta em meio ao trânsito, mesmo que em condições adversas no que diz respeito à infraestrutura e conscientização dos demais usuários das vias”, explicou um dos coordenadores do Pedala Manaus, Paulo Aguiar.

 

Para o primeiro dia do fórum, além da presença de Arthur Neto, os deputados estaduais Platiny Soares e Luiz Castro confirmaram presença. O filme “Manaus de Bike” será exibido na programação e para animar o evento haverá show musical com  artistas amazonenses.

 

Amanhã, a programação está agendada para ocorrer no espaço Les Artistes Café Teatro, localizado na avenida Sete de Setembro, Centro, próximo ao Paço Municipal, em uma roda de conversa sobre o tema “Iniciativas sociais que transformam as cidades”.

 

Para esta roda de conversa está confirmada a participação da vereadora Therezinha Ruiz, a socióloga Lúcia Puga, o convidado Alexandre Nascimento, do Ir e Vir de Bike de Curitiba, além de Celso Sakuraba do Ciclovida de Fortaleza.

 

No sábado, a programação do fórum acontece durante todo o dia no auditório João Bosco, da Assembléia Legislativa do Amazonas (Aleam), localizado na rua Recife, Parque Dez, Zona Centro-Sul.

 

A programação inicia às 8h com painéis temáticos formado pelo ex-deputado estadual Marcelo Ramos, o presidente da Comissão de Legislação Participativa da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Bibiano Garcia, o diretor-presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização no Trânsito (Manaustrans), Paulo Henrique Martins, o doutor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialista emMobilidade Urbana, Geraldo Alves.

 

Mais atividades

Ainda pela manhã de sábado, haverá o painel “As Iniciativas da sociedade que favoreçam o uso da bicicleta em Manaus”, onde será apresentado o projeto  “Implantação de bicicletários em faculdades” pelas universitárias do curso de Engenharia da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Daniele Braz e Luana Demosthenes; a Conscientização de motoristas de ônibus pelo técnico de planejamento da empresa Eucatur, Alba Alencar; a Mobilidade Ativa: Alternativa para uma Manaus viva dos universitários do curdo de arquitetura do Centro Universitário do Norte (Uninorte), Eric Rebouças e Anderson de Medeiros;  e o Incentivo ao uso de bicicleta como modal de transporte, apresentado pelo gerente do Go Inn hotel, Arilson Freitas.

 

No início da tarde, o fórum terá o painel “Os coletivos e suas ações em prol da bicicleta como meio de transporte”, com os participantes e convidados José  Lobo, Guilherme Tampieri, Daniel Guth e Paulo Aguiar, do movimento Pedala Manaus.

 

O último painel terá o tema “A importância das políticas públicas em prol da ciclomobilidade”, com a presença de Arthur Neto, a diretora de Planejamento Cicloviário da Prefeitura de São Paulo, Suzana Nogueira, o deputado federal de Sorocaba (SP) Vitor Lippi e o presidente da Aleam,  Josué Neto.

 

Para fechar o sábado, haverá uma pedalada a partir das 18h30 saindo da Assembleia Legislativa e com  rota ainda a ser definida pelos organizadores do fórum.

 

No domingo, a programação se inicia às 8h30 com um café da manhã no Go Inn Hotel, localizado na rua Monsenhor Coutinho, Centro. Após o café haverá rodas de troca de idéias com temáticas livres e o fechamento do evento.

 

Sorteio

No encerramento do fórum, haverá sorteio de bicicletas Soul Cycle e distribuição de kits para os 150 primeiros inscritos.

 

Leia também:

Programa sobre a bicicleta na mobilidade urbana estreia nesta sexta (28) 

No Amazonas, 'Calçada Legal' inicia em setembro ações de conscientização 

Boa parte das vias de Manaus estão com as faixas de pedestres quase apagadas 

Pedala Manaus promove o IV Fórum de Bicicleta Manaus 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário