Bienal de Arquitetura de São Paulo mostra VLT

Veículo Leve sobre Trilhos gasta até 75% menos energia que ônibus elétrico e transporta o equivalente a 50 carros ou três ônibus

Notícias
Fotos
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 07 de novembro de 2011

Panorama

Panorama

créditos: Divulgação Alstom

Uma maquete em tamanho real de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) está sendo exibida na entrada da OCA, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Iniciativa da Alstom, a exposição integra a Bienal Internacional de Arquitetura, que acontece até 4 de dezembro.
 

Com dois vagões, um deles cortado ao meio para vizualização dos sistemas de controle, o veículo tem capacidade para transportar um total de  passageiros equivalente a 50 carros ou três ônibus comuns, segundo o fabricante. Ainda de acordo com o a Alstom, o "bonde moderno" gasta 75% menos energia do que um ônibus elétrico e emite um quarto do ruído do tráfego de veículos. A alimentação de energia pode ser feita por linhas suspensas ou por meio do sistema APS que, segundo o fabricante, elimina a necessidade dos fios elétricos aéreos. O modelo apresentado (sem sistema motor) pesa 8 toneladas, mas um VLT chega a pesar até 45 toneladas quando inteiramente carregado.
 

A empresa acredita que a exibição do Citadis para o público da Bienal de Arquitetura é uma forma de contribuir com o evento e com a experiência da população sobre um tipo de transporte que pode ser implantado nas cidades brasileiras.
 
 
VLT Citadis
Medidas de um modelo real
Largura: 2,65m
Comprimento: 30 ou 40m
Capacidade: até mais de 400 passageiros
 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário