Projeto prevê ciclovia entre Foz do Iguaçu e Cascavel (PR)

Trajeto de 166 km vai fazer caminho de estrada histórica

Notícias
 

Fonte: Rádio Cultura Foz  |  Autor: Rádio Cultura Foz  |  Postado em: 08 de outubro de 2015

Trajeto de 116 km vai fazer caminho antigo

Trajeto de 116 km vai fazer caminho de estrada histórica

créditos: Rádio Cultura Foz

 

Em breve, o trecho entre Foz do Iguaçu e Cascavel poderá ser percorrido às margens do Parque Nacional do Iguaçu de bicicleta, e com todos os aparatos de segurança e sinalização de uma ciclovia. O projeto foi idealizado por um grupo de entidades da região, entre elas a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC).

 

Com o apoio do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), o trajeto de 166 quilômetros foi mapeado e georreferenciado por meio de imagens de satélite. “Agora precisamos conferir in loco as características físicas e técnicas do percurso”, explicou Marcel Bonfada, analista de projetos em turismo da Fundação PTI.

 

A primeira etapa da iniciativa será a realização de um estudo de viabilidade, seguida do projeto de engenharia e a execução final. Uma preocupação dos mentores é manter o trajeto original e histórico da antiga estrada que fazia a ligação entre Foz do Iguaçu e Guarapuava. “Queremos aproveitar o potencial turístico e os serviços prestados na região para que, dessa maneira, o turista conheça a cultura local e não trate o caminho apenas como uma passagem”, complementou.

 

De acordo com o diretor-superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo, o projeto irá permitir uma maior valorização e integração do Parque Nacional do Iguaçu (PNI) perante à comunidade. “Isso fará com que os benefícios oriundos do processo de exploração do Parque permaneçam em nosso território e cada município consiga usufruir dessa maravilha da humanidade. Mas, para isso, precisamos entrar fortemente num processo de conscientização e rediscussão dos modelos de gestão e do plano de manejo do PNI”, explicou.

 

Segundo Alci Lucio Rotta Junior, presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC), agora o momento é de unir esforços e interessados em contribuir com a ação e, consequentemente, impulsionar o desenvolvimento regional. “É um projeto grandioso, que poderá desenvolver o esporte regional, a gastronomia e o desenvolvimento da região de modo geral. Com a parceria da Itaipu, temos certeza de que esse projeto será concretizado. Estaremos divulgando e tentando aglutinar mais pessoas neste processo”.

 

A iniciativa surge como uma complementação de outro projeto que estava sendo desenvolvido pela Fundação PTI em parceria com a Agência de Desenvolvimento da Região Turística (ADETUR) Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, que consistia numa ligação entre Foz do Iguaçu e Céu Azul por meio de estradas rurais, visando ações de cicloturismo, caminhadas e cavalgadas.

 

Leia também:

São José dos Campos (SP) abre licitação para integrar bicicletas ao transporte público

Fórum Nordestino da Bicicleta 

Em Copenhague, roteiros turísticos de ações sustentáveis para urbanistas 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário