Ciclovia de 160 km deve ligar Cascavel a Foz do Iguaçu (PR)

Projeto de ciclovia às margens do Parque Nacional do Iguaçu ganha corpo. Se aprovado, fomentará o ecoturismo e será um símbolo de integração regional

Notícias
 

Fonte: Portal AN6/ Pedal.com  |  Autor: Portal AN6  |  Postado em: 07 de novembro de 2016

Mapa da futura ciclovia de 180 km entre Foz e Casc

Mapa da futura ciclovia de 180 km entre Foz e Cascavel

créditos: Reprodução

 

Começa a ganhar corpo e simpatizantes a proposta da criação de uma ciclovia às margens do Parque Nacional do Iguaçu, no trajeto entre as cidades de Cascavel e Foz do Iguaçu, no Paraná.

 

Vista como um símbolo da integração entre Cascavel e Foz, o projeto, lançado em 2014, prevê uma ciclovia de 160 km de extensão que percorreria a antiga estrada de Guarapuava, via que, desde o início do processo de colonização, e durante muitas décadas, ligou a região Central ao Extremo-Oeste do Paraná.

 

“A ciclovia seria ainda uma ferramenta de estímulo ao ecoturismo, à gastronomia regional e à proteção do meio ambiente”, complementa o presidente da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) Alci Rotta Júnior. O projeto é difundido pela associação comercial e já foi apresentado a diretores da Itaipu, que se mostraram bastante receptivos e animados com a proposta. 

 

Segundo o analista de projetos em turismo da Fundação PTI (Parque Tecnológico Itaipu), Marcel Bonfada, a primeira fase do projeto de ciclovia já está concluída. 

 

"Estamos trabalhando com algumas etapas. A primeira fase, foi o georreferenciamento da antiga Estrada Velha de Guarapuava. Esta consiste em mapear o local por meio de imagens de satélite. Nós já vimos que alguns pontos da estrada foram fechados e feitos alguns desvios. E agora faremos um percurso in loco, para ver a situação da estrada de perto. A partir disso, trabalharemos com o projeto de viabilidade, onde analisaremos toda a questão ambiental e todo o plano de manejo do Parque. Este zoneamento permitirá verificar se o local poderá receber ou não este tipo de atividade, além das questões jurídicas. Caso todas estas etapas sejam finalizadas com o resultado positivo, partimos para o projeto executivo", explicou Bonfada. 

 

Leia também:

Projeto prevê ciclovia entre Foz do Iguaçu e Cascavel (PR) 

Em Foz do Iguaçu, pessoas usam ciclovia para caminhar, correr e pedalar 

Foz do Iguaçu ganhará ciclovia no Parque Nacional 

Pedalada em Foz do Iguaçu reúne comunidade por ciclovia 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário