Pedestres reclamam da falta de faixas para travessia segura em Teresina

Algumas pessoas reclamam que após obra Frei Serafim teve faixas apagadas. Strans disse que sinalização horizontal é reforçada de forma periódica

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1  |  Postado em: 27 de outubro de 2015

Sem faixa travessia em frente à escola pode ser pe

Sem faixa travessia em frente à escola pode ser perigosa

créditos: G1

 

A falta de sinalização, especialmente da faixa de pedestres, nas ruas e avenidas de Teresina, vem sendo motivo de reclamação entre os teresinenses. Quem precisa atravessar as vias a pé sofre com a insegurança e o desrespeito dos motoristas. Diretora de uma escola na Zona Norte de Teresina, Francimar Piauilino reclama da falta de faixa para ajudar na travessia dos 150 alunos da unidade.

 

"O fluxo de carros e motos é muito grande. Aqui são duas vias, por isso a importância de uma faixa de pedestre e uma placa sinalizando ser uma escola", falou. A estudante Gaciele Dourado reclama que os veículos não param para os alunos passar. "Com a faixa eles iriam perceber que aqui tem uma área escolar e os alunos precisam atravessar com segurança".

 

Quando mais seguro o caminho, menos riscos ele oferece. "A faixa facilita a travessia da gente", frisou a estudante Sônia Lages. Em alguns pontos da cidade onde há faixa, ela praticamente não é respeitada pelos motoristas. No caso da Avenida Frei Serafim, que está passando por recapeamento, a sinalização horizontal sumiu.

 

"A gente não tem confiança de que os carros vão parar. Acabei de atravessar com minha avó, mas morrendo de medo", revelou a estudante Sâmia Lages. A legislação de trânsito diz que a via só pode ser liberada depois que a sinalização vertical ou horizontal tiver disponível, mas não é o que acontece na Frei Serafim. Na avenida, apenas o semáforo continua a orientar a passagem dos pedestres.

 

A Strans aplica por mês 500 multas relacionadas a infrações em faixas de pedestres. Onde elas ainda existem, o que não falta é motorista parando e estacionando em cima, ou deixando de dar prioridade ao pedestre. "O fato de estar recapeando e não ter mais faixa de pedestre é por conta da obra, mas deveria exigir de imediato esta pintura da faixa ou pelo menos um trabalho preventivo por agentes e educadores de trânsito para cuidar do pedestre nesta travessia", declarou o presidente da Organização Não-Governamental Petrans, Ricardo Freiras.

 

Para o economista Romildo Torres, ter mais faixas e campanhas educativas para mostrar a importância delas poderia resultar na redução dos acidentes.

 

Nota

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) afirma que atende os pedidos de reclamação de faixas de pedestres através do telefone e que periodicamente as faixas apagadas são reforçadas. Sobre a Avenida Frei Serafim, a sinalização será colocada após a obra de asfaltamento ser finalizada, a previsão é para 15 dias.

 

Leia também:

Ônibus coletivos de Teresina devem ter ar-condicionado em 2016

Teresinenses pedem instalação de faixas de pedestres em bairros

Ocupações em calçadas obrigam pedestre a caminhar por avenidas no centro de Teresina

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário