Proposta uma parceria público-privada para conclusão do VLT de Cuiabá

Discussão sobre o transporte ligando Cuiabá a Várzea Grande (MT) será retomada em Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa

Notícias
 

Fonte: MT Mais Notícias  |  Autor: Patricia Xavier  |  Postado em: 17 de novembro de 2015

Proposta será debatida em Frente Parlamentar

Proposta será debatida em Frente Parlamentar

créditos: Divulgação

 

A instalação de uma Parceria Público Privada (PPP) para a conclusão das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) é uma das propostas da Frente Parlamentar para a retomada e conclusão das obras do modal, que ligará Cuiabá e Várzea Grande.

 

O coordenador geral da Frente Parlamentar, o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), ressaltou que já foram gastos R$ 1 bilhão de dinheiro público nas obras paradas do VLT. “A proposta é que esse montante seja absorvido pelo Tesouro como contrapartida do Estado. O restante a ser investido, a proposta é que seja firmada uma Parceria Público Privada (PPP), para conclusão e operação do sistema. Com isso, a parte absorvida pela máquina pública garantirá o subsídio na tarifa”, explicou o parlamentar.

 

Pinheiro ressaltou ainda que governo estadual tem o dever de concluir as obras, já que o sistema irá proporcionar um salto na qualidade de vida dos usuários e impactos em toda região. A Frente Parlamentar deverá auxiliar o Governo na retomada e conclusão das obras. Além disso, segundo Emanuel, dará oportunidade para a sociedade participar do processo de construção do modal.

 

“Criamos essa Frente para que a população possa conhecer melhor, expor suas ideias e participar do debate. O nosso objetivo é abrir um canal de discussão com a sociedade civil organizada, com o governo, com autoridades. Afinal, quem decide o futuro do VLT são pessoas que não utilizam o transporte público. Os usuários têm direito de se manifestar”, pontuou. Na próxima quinta-feira (19) os membros da Frente Parlamentar irão até o Rio de Janeiro (RJ), para ver in loco as obras do VLT da cidade, que já estão 85% concluídas.

 

Os deputados que integram a Frente Parlamentar são: Emanuel Pinheiro (PR); Silvano Amaral (PMDB); Max Russi (PSB); Janaina Riva (PSD) e Pedro Satélite (PSD). Os suplentes – Mauro Savi (PR); Gilmar Fabris (PSD); Romoaldo Junior (PMDB); Dilmar Dal Bosco (DEM) e Oscar Bezerra (PSB).

 

Leia também:

Engenheiro explica troca de BRT por VLT em Cuiabá

Assembleia Legislativa do MT discute imposto zero para bicicletas

Enquanto VLT de Cuiabá se deteriora, no RJ o modal entra em testes para rodar em 2016


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário