Usuários do Bike Santos pedem mais atenção às bicicletas

Serviço de compartilhamento público de bicicletas completa três anos em Santos e apresenta problemas na conservação dos veículos

Notícias
 

Fonte: Diário do Litoral  |  Autor: Diário do Litoral  |  Postado em: 30 de novembro de 2015

Bike Santos oferece 37 estações e 370 bicicletas

Bike Santos oferece 37 estações e 370 bicicletas

créditos: Luiz Torres/DL

 

O Bike Santos está comemorando três anos de funcionamento. Durante este período, o serviço sofreu várias mudanças e aprimoramentos, mas uma coisa não muda: a falta de manutenção das bicicletas continua sendo a maior reclamação dos usuários.

 

“Eu não tenho muitos problemas com o serviço, mas com as bicicletas sim. Sempre tem bicicleta quebrada. Agora mesmo, peguei esta lá no Centro, mas ela está dando uns estalos estranhos. Tive que trocar”, reclama a auxiliar de limpeza Aurilene Alexandre, que utiliza o serviço cerca de duas vezes na semana.

 

A usuária, que utilizava o sistema para conseguir chegar pontualmente a uma consulta médica, precisou desistir do serviço. “Está vendo? Esta bicicleta que peguei agora está sem freio e com a corrente solta. Não vou mais poder ir de bicicleta, vou correr para pegar um ônibus”, confirma a reclamação ao se deparar com outra bicicleta quebrada na estação 23, em frente a Uni-Santos, na Avenida Conselheiro Nébias.

 

A Reportagem do Diário do Litoral percorreu algumas estações do Bike Santos em vários pontos da Cidade – do Centro à Orla da Praia – e constatou os problemas: boa parte das bicicletas está sem freio, sem visor e sem buzina, o que atinge diretamente a segurança do usuário. Algumas também estão com pneus gastos e rachados, correntes frouxas e travas dos bancos quebradas.

 

“É difícil optar pela bicicleta quando se precisa trocar de veículo de estação em estação. Precisa de mais atenção”, reclama o estudante Leonardo Oliveira enquanto aguardava os 15 minutos para retirar uma nova bicicleta na estação 27, situada na Praça José Bonifácio. “Tem que sair bem adiantado de casa e preparado para surpresas”, brinca o usuário.

 

Prefeitura garante que há manutenção periódica

Questionada sobre os problemas apontados pelos usuários do serviço, a Prefeitura de Santos garante que as bicicletas passam por manutenção periódica, realizada pela Samba Transportes Sustentáveis, responsável pela operação do Bike Santos na Cidade.

 

“Há equipes de campo responsáveis pela manutenção preventiva e corretiva. Pequenas manutenções são realizadas na própria estação e, quando necessário, as bicicletas são recolhidas para a oficina, para ajustes mais complexos”, explica a Administração Municipal.

 

Ainda segundo a Prefeitura, as bicicletas quebradas ou com peças furtadas são recolhidas para conserto ou reposição do item e posteriormente devolvidas à estação. “Das 370 bicicletas disponíveis para uso compartilhado na Cidade, cerca de 10% são retiradas diariamente das estações para limpeza, manutenção preventiva ou conserto”.

 

A CET, em parceria com a Secretaria de Comunicação e Resultados, realizará campanha de conscientização para que as pessoas cuidem do sistema. “A ação educativa terá como objetivo inibir a prática de atos de vandalismo, como pichações, retirada de peças, quebra de acessórios etc, uma vez que o serviço é gratuito e deve ser conservado”, complementa a Prefeitura.

 

Atualmente, o Bike Santos tem 37 estações e 370 bicicletas disponíveis no sistema. A Prefeitura não tem previsão de ampliação do serviço. “Em julho de 2014 foram entregues quatro estações e 40 bicicletas (SESI - Av. Nossa Senhora de Fátima, próximo ao nº 366; Santa Casa – Praça Coimbra; Unisantos – R. Dagoberto Gasgon, próximo à Av. Conselheiro Nébias e Dale Coutinho – Av. Afonso Schmidt, próximo a R. Romeu E. Martins Filho). Em 30 de agosto deste ano, mais uma estação e dez bicicletas (Fonte do Sapo/Orla) foram entregues”.

 

Leia também:

Bike Santos supera um milhão de viagens em dois anos 

Integração transporte público e 'Bike Santos' emitiu 1.600 novos cartões 

Obras do teleférico santista começam no fim de 2016, diz governo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário