Estudantes gaúchos vencem concurso que tem mobilidade urbana como um dos desafios

Estudantes gaúchos vencem o Urban 21. Modos alternativos de transporte estão entre as soluções do projeto para recuperação de uma antiga zona industrial de Porto Alegre

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Fonte: Arcoweb/ Mobilize  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 08 de dezembro de 2015

Projeto propõe incentivo a bicicleta e deslocament

Projeto propõe incentivo a bicicleta e deslocamentos a pé

créditos: Equipe da Univates/ Divulgação

 

"Pensar o futuro; transformar a cidade". Foi este o mote da primeira edição do concurso de desenho urbano Urban 21, que ao longo de 2015 recebeu trabalhos de várias equipes estudantis de universidades de todo o país. A competição teve o patrocínio da Alphaville Urbanismo e apoio da revista de arquitetura ProjetoDesign (Arco Editorial).

 

Entre os desafios lançados estavam aqueles relacionados à mobilidade urbana: descongestionar centros urbanos e aumentar suas densidades; facilitar o acesso ao transporte eficiente e aos meios de circulação; gerar energia e ampliar áreas verdes; conectar pessoas e aumentar seu acesso à informação. Pelas regras do concurso, as propostas deveriam trabalhar sobre uma área existente, de no mínimo dez e no máximo 25 hectares, em um município brasileiro com no mínimo 300 mil habitantes. 

 

Primeiro lugar

O projeto vencedor - Distrito em Cena, idealizado por estudantes da Univates, da cidade gaúcha de Lajeado - tomou como área de atuação a região do Baixo 4º Distrito, em Porto Alegre, antigo território industrial em estado de deterioração. 

 

Intervenção quer renovar o 4º Distrito, próximo do estuário do Guaíba (Perspectiva artística)  

 

Pela proposta, a região é transformada em um centro de cultura e lazer, ocupada com equipamentos variados, de modo a aumentar as opções para a população e manter a área ativa durante todo o dia. Outros aspectos do projeto são: preservação do patrimônio histórico, novos usos para fábricas e antigos galpões industriais e, por meio de diferentes estratégias, a busca da melhoria da mobilidade urbana do local, com o incentivo a meios de transporte alternativos, explicam os autores (os alunos da Univates Alexandre Engel Budiner Höllermann, Artur Pretto Junqueira, Karina Taís Krein e Lucas Richardt Medeiros). Para saber mais, acesse o texto no site

 

Em segundo ficou o estudo Nova Colina II, desenvolvido por alunos da Universidade de Brasília (UnB), que abordou condomínios, urbanidade e qualidade de vida, buscando sobretudo evitar que o local venha a se tornar um bairro-dormitório. 

 

Opinião do júri

Composta por arquitetos urbanistas e jornalistas especializados, a comissão julgadora do concurso avaliou os 64 trabalhos e elegeu cinco finalistas. Para o arquiteto Marcos Boldarini, um dos jurados, o Urban 21 teve o mérito de proporcionar uma discussão no âmbito acadêmico de questões urbanas que, às vezes, são específicas de determinadas cidades. 

 

Já a arquiteta Adriana Levisky, também da comissão julgadora, avalia que o concurso acabou revelando indiretamente também algumas falhas na formação dos alunos: “Pudemos perceber a enorme heterogeneidade na capacitação que as escolas estão oferecendo sobre o tema, e isso não é positivo.” 

 

Segundo outra jurada, a arquiteta Elisabete França, o concurso teve a importância de conseguir trazer os estudantes para a discussão das cidades, além de dar relevância ao tema do desenho urbano em escalas diferenciadas. 

 

França observa que, no geral, os projetos apresentaram soluções de mobilidade que não a rodoviarista, e consolidaram uma cultura de recuperação ambiental. “Os estudantes estão buscando entender melhor o urbano”, disse. 

 

Já o presidente da Alphaville Urbanismo, patrocinadora do Urban 21, o arquiteto Marcelo Willer, lembrou que o urbanismo nunca havia sido objeto de concurso entre escolas de arquitetura. Também por isso, ele elogia a forma como, de modo geral, as equipes abordaram as questões, mostrando-se atualizadas com temas como mobilidade, sustentabilidade, geração de renda e planejamento ambiental. 

 

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