Porto Alegre poderá usar até R$ 9,4 milhões para a mobilidade urbana

Governo federal anunciou hoje (31) no Diário da União que capital gaúcha terá acesso, via Programa Avançar Cidades, a recursos do FGTS para estudos e obras de mobilidade

Notícias
 

Fonte: MDR/ Portal do Governo  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 31 de janeiro de 2022

Parte do recurso irá para a infraestrutura ciclovi

Parte do recurso irá para a infraestrutura cicloviária local

créditos: Alex Rocha/PMPA

A cidade de Porto Alegre (RS) poderá financiar até R$ 9,4 milhões em recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para investir em obras de qualificação viária e elaboração de estudos e projetos, por meio do Programa Avançar Cidades/Mobilidade Urbana, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). 

 

Esta é a primeira proposta aprovada pelo Avançar Cidades/Mobilidade Urbana em 2022. A portaria que autoriza a contratação do financiamento foi publicada na edição desta segunda-feira (31) do Diário Oficial da União. 

 

Transporte público e ciclovia

A Prefeitura da capital gaúcha vai utilizar os recursos para elaboração de um estudo para avaliar o padrão de deslocamento dos usuários do transporte público na capital gaúcha, além da implantação de infraestrutura cicloviária.

 

O financiamento das obras pelo FGTS segue as disposições previstas no Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte) e é regulamentado pela Instrução Normativa n. 3/2021.

 

Clique aqui para ler a Portaria nº 235 (28/01/2022) com as propostas da Prefeitura de Porto Alegre de aplicação dos recursos do Avançar Cidades.

 

Financiamento

O cadastramento de projetos para o Avançar Cidades é contínuo e pode ser feito neste link. Podem apresentar propostas os municípios interessados em melhorar a circulação das pessoas nos ambientes urbanos. A divulgação das portarias de seleção das propostas representa a última etapa para a obtenção do financiamento.

 

Após a seleção final pelo MDR, os municípios têm até um ano para formalizar a contratação da proposta com o agente financeiro. O apoio federal se dá por intermédio do financiamento das ações de mobilidade, voltadas à qualificação viária, ao transporte público coletivo (urbano), ao transporte não motorizado (transporte ativo) e à elaboração de planos e de projetos executivos.

 

A taxa nominal de juros das operações de empréstimo do Pró-Transporte é de 6% ao ano, podendo ser acrescida taxa diferencial de até 2% e taxa de risco de crédito de até 1%. O prazo para a quitação total pode chegar a 20 anos, com carência de até 48 meses para o início do pagamento.

 

Leia também:
Porto Alegre reduz gratuidade de estudantes nos ônibus
Selo Bicicleta Brasil é lançado para incentivar projetos cicloviários
Para investigar o transporte público, 14 CPIs já foram criadas no país
"Para o dia a dia, use transporte público"
Está no ar o Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário