Desbravar a cidade a pé: o modo que ganha força

Corra, ponha o pé na rua... O exemplo de grupos que ajudam os que querem usar esta forma sustentável e saudável de locomoção pela cidade de SP

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Rodrigo Russo  |  Postado em: 02 de fevereiro de 2016

Correr nas ruas é um modo de locomoção na cidade

Grupo corre pelos calçadões do centro de São Paulo

créditos: Corrida Amiga

 

Para alguns paulistanos, há dias em que não é preciso ter carro nem usar o transporte público para se deslocar pela cidade –seja a trabalho ou a lazer. Grupos que defendem a mobilidade a pé têm ganhado cada vez mais adeptos na metrópole, avalia esta reportagem do jornal Folha de S. Paulo, que ouviu os grupos Corrida Amiga e Desbravadores de Sampa. 

 

"De Pinheiros até a USP, já levei 1h20 no transporte público. Correndo, faço o trajeto em 45 minutos e ainda economizo no combustível e na academia", brinca Silvia Stuchi, 31, fundadora do site Corrida Amiga.

 

A organização estimula a corrida como forma de locomoção, oferecendo ajuda para quem deseja começar a correr. Nas primeiras saídas, voluntários acompanham o trajeto e dão dicas, a exemplo do que o coletivo Bike Anjo faz para ciclistas iniciantes. Mais de 150 pessoas já foram auxiliadas pela organização.

 

Para Stuchi, quem está com o pé na rua, literalmente, se aproxima da cidade onde mora. "Passamos por buracos, semáforos, calçadas e notamos uma cidade feita para o carro. A mobilidade ativa estimula a ocupação de espaços públicos."

 

Desbravadores

É com esse espírito de redescobrir espaços públicos que também surgiu o grupo Desbravadores de Sampa.

 

"Eu fazia treinamento para corrida em parques, acabava sendo um pouco chato, repetitivo. Um dia, decidi ir correndo até a casa do meu irmão para almoçar. Foram 18 km, gostei muito daquela experiência", conta Hugo Peroni, 34.

 

A partir dessa primeira tentativa, Peroni decidiu compartilhar a experiência com outros interessados. O primeiro evento foi uma corrida entre os estádios do Palmeiras e do Corinthians, à época ainda em construção.

 

Surgiram assim os "desbravamentos temáticos", sempre com temas ligados à história da metrópole.

 

Se começou somente com corridas, o Desbravadores agora promove também caminhadas para abrigar aqueles que têm ritmo menor. Os eventos são sempre divulgados por outros grupos, como o Corrida Amiga: "Estamos conectados e compartilhando ideias", afirma Peroni. 

 

Leia também:

"Desbravamento de Boas-Vindas" por São Paulo 

Piso reto e falta de buracos atrai corredores para ciclovias de São Paulo 

"Cidade a Pé" promove atividades lúdicas no dia do pedestre em SP 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário