BID visita Fortaleza para conhecer iniciativas de mobilidade urbana

Prefeitura recebe amanhã (3) a equipe do Banco Interamericano de Desenvolvimento interessada em visitar projetos da cidade que priorizam o transporte público

Notícias
 

Fonte: Prefeitura Fortaleza/ Assessoria da SCSP  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 02 de março de 2016

Estação do Bicicletar, com sistema de dados monito

Estação do Bicicletar, com sistema de dados monitorados

créditos: Prefeitura de Fortaleza

 

Fortaleza foi uma das cinco cidades mundiais premiadas no concurso Gobernarte 2015, organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Agora, a partir de amanhã (3), e por três dias seguidos, os representantes do banco realizarão visitas técnicas à cidade, para conhecer de perto as iniciativas da Prefeitura que priorizam o transporte público, a exemplo de corredores de ônibus e de outras intervenções para melhorar a mobilidade urbana.

 

O projeto “Fortaleza Inteligente e Mobilidade Urbana” ficou entre 95 iniciativas públicas de cidades da América Latina e Caribe que utilizam recursos de informática ("big data") para resolver questões urbanas. A Prefeitura de Fortaleza adotou mecanismos de coleta, tratamento e análise dos dados gerados diariamente pelo sistema de transporte público e, ainda, para o programa de bicicletas compartilhadas da capital, o Bicicletar. 

 

Para o monitoramento, gestão e planejamento da mobilidade urbana, o projeto fez uso por exemplo de painéis de indicadores dinâmicos, que ajudam a população nos deslocamentos diários. As iniciativas incluem ainda a implantação de faixas exclusivas de ônibus, de binários nas vias da cidade, a ampliação da malha cicloviária e o sistema de bicicletas compartilhadas. 

 

Os representantes do BID iniciam a programação de visitas nesta quinta-feira (3), quando participam de encontro com pesquisadores da Unifor e da Universidade do Arizona, responsáveis pelo projeto Fortaleza Inteligente. Na sexta e sábado (4 e 5), além de reuniões com os gestores públicos, eles visitarão os locais da cidade que foram destacados com projetos de mobilidade urbana.

 

Leia também:

Em Fortaleza, av. Osório de Paiva ganha faixa exclusiva de ônibus

Fortaleza ganha 1ª faixa diagonal para pedestres, na Praia de Iracema

Novas estações do BRT de Fortaleza serão entregues no sábado (18)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário