Fortaleza ganha 1ª faixa diagonal para pedestres, na Praia de Iracema

Faixa facilita travessia de pedestres em cruzamentos com semáforo. Prefeitura detalha alterações no trânsito no entorno da Praia de Iracema

Notícias
 

Fonte: G1 CE  |  Autor: G1 CE  |  Postado em: 07 de dezembro de 2015

Faixa diagonal será implantada hoje (7) em Fortale

Faixa diagonal será implantada hoje (7) em Fortaleza

créditos: Prefeitura de Fortaleza/Divulgação

 

Fortaleza recebe a primeira faixa diagonal para pedestres, implantada na Praia de Iracema. A faixa diagonal evita que pedestres façam duas travessias para acessar o outro lado de uma via nos cruzamentos com semáforo. O tempo do semáforo será regulado para que o pedestre faça um único deslocamento. A Prefeitura de Fortaleza anunciou também alterações no trânsito e na rota de linhas de ônibus que trafegam pela Praia de Iracema.

 

A faixa diagonal, também conhecida como "faixa em X", é implementada no cruzamento das avenidas Historiador Raimundo Girão e avenida Rui Barbosa. Assim como as travessias elevadas, a "faixa em X" tem por objetivo reduzir o tempo de travessia do pedestre e aumentar a sua segurança. Ela passa a funcionar a partir de segunda-feira (7).

 

Segundo a prefeitura, a faixa será implantada em caráter de piloto no Binário da Praia de Iracema, "com grande potencial de ser expandido para outras áreas da cidade". Com a faixa diagonal, os pedestres reduzem o tempo de travessia em até 50%.

 

Binário da Praia de Iracema

A implantação do binário da Praia de Iracema, que compreende as avenidas Monsenhor Tabosa e Historiador Raimundo Girão, trará mudanças no trânsito da região. A avenida Historiador Raimundo Girão passará a operar no sentido leste-oeste (Beira-Mar-Centro), entre as ruas Silva Paulet e Ildefonso Albano.

 

A mudança consolidará um binário com a Avenida Monsenhor Tabosa, via paralela que possui sentido contrário. O projeto prevê o prolongamento da faixa de ônibus da Avenida Abolição, que, no sentido leste-oeste, será estendida até a Avenida Rui Barbosa, e no sentido oeste-leste, até a rua Barão de Aracati, ampliando em 1,5 quilômetro a rede de faixas exclusivas para ônibus em Fortaleza.

 

Mudanças no trânsito e ciclovia

Será instalado o sentido único sul-norte na Rua Antônio Lima, entre as avenidas Monsenhor Tabosa e Historiador Raimundo Girão. Com isso, os motoristas que trafegam pela Monsenhor Tabosa no sentido Centro-Meireles deverão convergir à esquerda na rua Antônio Lima e retornar pela avenida Historiador Raimundo Girão.

 

Está prevista ainda uma ciclovia bidirecional, com extensão de um quilômetro, nas avenidas Historiador Raimundo Girão e Beira-Mar, desde a avenida Rui Barbosa até a Rua Arariús, mudando para ciclofaixa entre Ararius e Historiador Guarino Alves, contornando o calçadão da Praia de Iracema.

 

Linhas de ônibus alteradas

Devido às alterações para a implantação do Binário da Praia de Iracema, formado pelas avenidas Historiador Raimundo Girão e Monsenhor Tabosa, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa que, a partir de 12 de dezembro, 20 linhas que passam por pelas vias terão alterações.

 

Linhas a serem alteradas

012 - Circular II
016 - Cuca Barra/Papicu
052 - Grande Circular II
054 -Praia do Futuro/Caça e Pesca (Corujão)
056 - Grande Circular II (Corujão)
071 - Antônio Bezerra/Mucuripe
073 - Siqueira/Praia de Iracema (Dom-Fer)
077 - Parangaba/Mucuripe
078 - Siqueira/Mucuripe
092 - Antônio Bezerra/Papicu/Praia de Iracema
099 - Siqueira/Mucuripe/Br. de Studart
120 - Vila do Mar/Náutico/Antônio Bezerra I
130 - Vila do Mar/Náutico/Antônio Bezerra II
752 - Caça e Pesca/Centro
903 - Varjota
905 - Meireles/Centro
906 - Caça e Pesca/Serviluz/Centro
907 - Castelo Encantado/Centro
909 - Praia do Futuro/Caça e Pesca/Beira Mar

 

Leia também:

Em Natal, projeto do VLT Aeroporto continua sem data para sair do papel 

Em Fortaleza, frota é reforçada para o Enem e alunos de curso gratuito têm passagem gratuita 

Licitações para Metrô de Fortaleza são fiscalizadas pelo TCU 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário