Brasil e Alemanha assinam acordo para capacitar empresas de ônibus a ter veículos elétricos

Ministério alemão vai destinar cinco milhões de euros para infraestrutura e produção local para carros de passeio também

Notícias
 

Fonte: Blog Ponto de Ônibus  |  Autor: Adamo Bazani  |  Postado em: 15 de março de 2016

Brasil deve receber da Alemanha conhecimento para

Brasil receberá capacitação para gestão de ônibus elétricos

créditos: Reprodução

 

O Ministério de Cooperação Internacional e Desenvolvimento Econômico da Alemanha – BMZ  vai liberar pelos próximos quatro anos, cinco de euros para incentivar a produção de veículos elétricos e instalação de infraestrutura de pontos de recarga no Brasil.

 

Os dois países assinaram na última semana um acordo de cooperação técnica envolvendo o órgão alemão e o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior do Brasil – MDIC.

 

Além de incentivar a produção de veículos localmente, o acordo tem como principal objetivo oferecer infraestrutura para quem adquirir um veículo elétrico.

 

Hoje no Brasil alguns carros de passeio já são comercializados, mas o motorista não encontra pontos de recarga pelas cidades, só podendo preencher as baterias em casa.

 

Com a cooperação também devem ser criadas linhas de financiamento para a disseminação das novas tecnologias.

 

Transporte público e capacitação

O acordo entre Brasil e Alemanha também visa estimular a energia elétrica para o transporte público sobre pneus, especialmente, ônibus.

 

Além de prever pontos de recarga públicos que possam ser divididos entre várias empresas de ônibus e operadores de veículos comerciais de carga, parte dos cinco milhões de euros será para capacitar frotistas públicos ou privados para a gestão adequada de frota de ônibus elétricos.

 

“Dentre as ações previstas para o projeto de cooperação técnica, destaca-se criação de diretrizes para linhas de financiamento, apoio à disseminação de tecnologias inovadoras, bem como consultoria ao governo brasileiro, associações e representações do setor privado sobre a gestão da frota de veículos elétricos e híbridos.” – diz nota do Ministério do Desenvolvimento.

 

Na nota, a diretora do Departamento de Indústrias para a Mobilidade e Logística do MDIC, Margarete Gandini, explica porque o acordo com país europeu.

 

“A Alemanha já possui know-how em tecnologias de propulsão mais eficientes. A contribuição deles vai ser de extrema importância para o desenvolvimento de políticas públicas e criação de novos modelos de negócios”

 

Leia também:

Pontos de ônibus de SP ganham prêmio de design na Alemanha 

Na Alemanha, a acessibilidade está em toda a parte 

Poluída, Stuttgart é "a Pequim" da Alemanha 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário