BikePoa terá wi-fi, diz prefeitura

Nova etapa do sistema de bicicletas compartilhadas de Porto Alegre, prevista para daqui a 6 meses, equipamentos serão renovados e terá acesso a internet em 40 estações

Notícias
 

Fonte: G1 RS  |  Autor: G1 RS  |  Postado em: 04 de maio de 2016

Porto Alegre terá novas bicicletas compartilhadas

Porto Alegre terá novas bicicletas compartilhadas

créditos: Ricardo Giusti/PMPA

 

O sistema de bicicletas compartilhadas em Porto Alegre entrará em uma nova etapa, com wi-fi em todas as estações, além de substituição de equipamentos, informa a prefeitura. A previsão é de que o serviço seja renovado em até 120 dias.

 

O contrato da readequação do sistema foi assinado nesta quarta-feira (4). Na solenidade, que reuniu autoridades, ciclistas e estudantes no auditório da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o prefeito José Fortunati acrescentou que, além de wi-fi nas 40 estações, as bicicletas novas terão faroletes dianteiro e traseiro, dando mais segurança aos usuários.

 

"Estamos qualificando o serviço com as melhorias exigidas no novo edital de licitação", destacou o prefeito. "O wi-fi nas estações facilita para quem não tem plano de internet, mas tem um aparelho de celular. Vai agilizar e trazer muita qualidade ao serviço", completa o diretor da EPTC, Vanderlei Cappelari.

 

Também será possível a liberação de bikes com a utilização de um cartão magnético específico do sistema.

 

Com a nova fase, serão 400 bicicletas em circulação, além de uma quantidade não especificada para reserva. Atualmente são 400 veículos, mas sem reservas.

 

Segundo a empresa que gere o sistema, já foram realizadas 775 mil viagens em Porto Alegre com as bicicletas compartilhadas, e 169 mil cadastros foram feitos no site. O BikePoa iniciou no dia 22 de setembro de 2012 e operava via manifestação de interesse, sem custos ao município.

 

Mesmo custo 

Os valores seguirão inalterados, R$ 5 por dia e R$ 10 o passe mensal, durante os cinco anos de contrato previstos na licitação, garante a prefeitura. Com a licitação, a empresa responsável pelo sistema terá de atender a índices de qualidade, como tempo de recomposição de bicicletas e vagas livres nas estações, assim como compartilhar as informações com a EPTC, que vai fiscalizar o serviço.

 

Leia também: 

Fotógrafo viaja o país registrando a relação do brasileiro com sua bicicleta 

Novo ônibus elétrico começa a ser testado em Porto Alegre 

Mostra de cinema movida à energia de pedal percorrerá cinco cidades 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário