Abaixo-assinado pede implantação de ciclovia na MG-010

Proposta dos ciclistas mineiros é ligar por bicicleta a Estação Vilarinho ao bairro Morro Alto, na região metropolitana de BH, um trajeto de aproximadamente 6 km

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Fonte: O Tempo  |  Autor: Isabela Meireles  |  Postado em: 04 de maio de 2016

Ciclistas mineiros reivindicam ciclovia na MG-010

Ciclistas mineiros reivindicam ciclovia na MG-010

créditos: Imagem ilustrativa

 

Um grupo de apoiadores do uso do bicicleta como meio de transporte criou um abaixo-assinado para pedir a implantação de uma ciclovia na MG-010, na altura da Cidade Administrativa de Minas Gerais.

 

A via ligaria a Estação Vilarinho, na região de Venda Nova, ao bairro Morro Alto, em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, um trajeto de aproximadamente 6 km.

 

"A intenção é pressionar o governo para atender a uma demanda que é de interesse da comunidade, tanto de servidores que frequentam a Cidade Administrativa, quanto de moradores", afirma um dos incentivadores do abaixo-assinado e membro do BH em Ciclo, Cristiano Scarpelli de Aguiar Pacheco.

 

O pedido para a criação da ciclovia é baseado na Lei Estadual 16.939/2007, que instituiu a política de incentivo ao uso da bicicleta no Estado de Minas Gerais. No texto de apresentação do abaixo-assinado, os apoiadores relembram que a legislação não está sendo cumprida no sentido de estimular a implementação de projetos e obras de infraestrutura cicloviária no Estado.

 

Atualmente, existe um ciclofaixa na marginal da MG-010 entre a Cidade Adminsitrativa e a Estação Vilarinho, que segundo Pacheco, não apresenta segurança para os ciclistas. "É uma pintura no chão, não oferece uma estrutura adequada para quem usa", diz Pacheco, lembrando que a ciclofaixa não tem mão dupla e que isso representa riscos para os ciclistas que a utilizam para trafegar nos dois sentidos.

 

Para o ativista, a implantação de uma ciclovia no trecho seria o ideal, porque, diferente da ciclofaixa, que se resume a uma pintura, a ciclovia tem elementos que aumentam a segurança dos ciclistas. "É feita uma sinalização mais adequada, tem a separação com a via, como uma elevação, ou pode ser feita uma mureta, até mesmo com árvores. No caso da da MG-010, que tem veículos em alta velocidade, a separação física é importante", completa Pacheco.

 

Para o consultor de transporte e trânsito Osias Batista Neto, a ideia é boa, mas esbarra em dificuldades ecônomicas. "O que eles pedem é correto. Vai ao encontro de uma tendência mundial de implantação de ciclovias por todas as ruas, e isso inclui rodovias. Por outro lado, no momento o Estado está em sem dinheiro, então, é preciso priorizar outras coisas, como saneamento", explica. Uma alternativa, segundo ele, seria implantar o projeto por meio parceria com a iniciativa privada. 

 

Para Cristiano Pacheco, os gastos são inevitáveis, mas garantiriam um benefício futuro. "Em vez de ampliarem os estacionamentos que vivem lotados na Cidade Administrativa, seria interessante investir nas ciclovias, que trazem melhorias para a saúde e o meio ambiente", ressalta.

 

Em nota, a Intendência da Cidade Administrativa informou que, em parceria com o Setop e o DER/MG, está desenvolvendo um projeto de sinalização viária que contempla a construção de uma ciclovia dentro do complexo da Cidade Administrativa. "Em conjunto com a BHTrans, a Intendência iniciou estudos de viabilidade para interligar essa futura ciclovia até a Estação Vilarinho passando pelo bairro Serra Verde", diz o comunicado. Não há previsão para a conclusão dos estudos.

 

Abaixo-assinado

De autoria do movimento BH em Ciclo, o documento foi disponibilizado no site Change.Org e busca acumular mais de 1.000 assinaturas. Depois disso, será encaminhado para os órgãos do governo para que seja avaliado. O abaixo-assinado tem apoio de: União de Ciclistas do Brasil (UCB), Rolê Urbano de Terças Rut's, Bike Anjo BH, Clube Inconfidentes Pedalantes. O documento pode ser acessado clicando aqui.

 

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