O plano da Finlândia para promover o uso do transporte público

Uma das medidas é promover o uso do transporte público entre os motoristas

Notícias
 

Fonte: Archdaily  |  Autor: Constanza Martínez Gaete  |  Postado em: 20 de maio de 2016

Turku é a cidade mais antiga da Finlândia

Turku é a cidade mais antiga da Finlândia

créditos: Ariel Martini, vía Flickr

 

Turku é a cidade mais antiga da Finlândia e a terceira maior do país, e passou recentemente a investir em medidas ambientais e de mobilidade urbana, visando reduzir a zero suas emissões de carbono até 2040.

 

Na meta proposta pela cidade, duas medidas se destacam, sendo uma delas o investimento nos seis primeiros ônibus elétricos que fazem parte de um plano que visa aumentar o uso desta forma de energia no transporte público.

 

Outra medida mais recente é promover o uso do transporte público entre os motoristas. Como? Oferecendo o valor de US$22 a todas as pessoas com habilitação para dirigir, para que façam seus deslocamentos de ônibus.

 

A ideia implementada pelo Föli, o Departamento de Trânsito da região, prevê que, quando os motoristas esgotarem a quantia, seus cartões de ônibus serão automaticamente recarregados, fazendo-os optar pelo sistema público de transporte - o que ajudará a descongestionar as ruas e reduzir a poluição atmosférica.

 

Esta iniciativa se difere de outras, implementadas em cidades como Milão ou Paris, pois não tem tempo limitado de uso, mas depende da carga disponível no cartão.

 

Desde que foi implementada em fevereiro deste ano, a iniciativa já totaliza cinco mil pessoas que pediram o cartão. O Departamento de Trânsito estima que este número pode dobrar nos próximos meses.

 

O Departamento estuda criar um serviço de táxis com tarifas reduzidas, permitindo seu uso por moradores das zonas rurais, fazendo com que deixem de comprar automóveis.

 

Além disso, para melhorar a conectividade do sistema, seria incluído também um cartão de ônibus que pode ser usado em outras oito cidades do país.

 

Leia também:

O plano da Finlândia para promover o uso do transporte público 

Capital da Finlândia quer substituir ônibus por VLT 

Como a capital da Finlândia pretende se ver livre dos carros até 2025 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário