Pesquisa revela que Salvador vive forte expansão no uso da bicicleta

Criação de ciclovias, calçadões e a requalificação das orlas são apontados em levantamento do Cebrap como principais fatores responsáveis por esse crescimento

Notícias
 

Fonte: Tribuna da Bahia  |  Autor: Tribuna da Bahia  |  Postado em: 22 de agosto de 2016

"Laranjinhas" de Salvador: em alta

créditos: Salvador Vai de Bike

 

Em Salvador, o crescimento exponencial do número de ciclistas no dia a dia da cidade é um fenômeno comprovado por uma pesquisa realizada recentemente pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). 

 

De acordo com dados coletados nesse levantamento, que analisou o Sistema de Compartilhamento de Bicicletas em Salvador, este ano de 2016 apresentou um acréscimo de 50% na utilização das bikes compartilhadas em comparação ao mesmo período do ano passado. 

 

O Cebrap apontou a requalificação das orlas, assim como a criação de ciclovias e calçadões como os principais agentes motivadores da ampliação do número de viagens. 

 

Além da ampliação da infraestrutura, ações de incentivo ao uso da bicicleta são vistas como essenciais no aumento de usuários, assim como a melhoria da relação entre motoristas e ciclista no trânsito. 

 

Menos CO²

As famosas “laranjinhas” e “azuzinhas” - como são chamadas as bicicletas dos sistemas compartilhados atuantes na cidade - são utilizadas por mais de 160 mil pessoas. Com isso, em média 237 toneladas de CO² deixou de ser lançado no ambiente desde o início de suas utilizações, segundo a pesquisa.

 

A pesquisa revelou também que o sistema de empréstimo de bicicletas já realizou mais de 660 mil viagens nos três anos em operação. E cerca de 46% das viagens realizadas são de mais de 2 km. Em 2015, viagens superiores a essa distância eram apenas 29% do total.

 

 Atualmente, Salvador possui 40 estações de compartilhamento com 400 bicicletas ao todo, além de mais 40 utilizadas apenas nos finais de semana. Isso sem contar as 60 bicicletas do Sistema Bike Turista, instalado em 12 hotéis da cidade, englobando toda orla atlântica e mais o Centro Histórico.

 

Leia também:

Campanha 'Bicicleta nas Eleições' já alcança 45 cidades brasileiras

Circuito Pedalar

No Brasil, maioria dos que usam bicicleta para ir trabalhar são de ...


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário