No Recife, lei permite que passageiro de ônibus pare em qualquer lugar de madrugada

Norma veta a seletividade de pontos entre 22h e 5h, no Centro do Recife. No subúrbio, a pessoa poderá pedir parada em um local mais iluminado

Notícias
 

Fonte: G1 PE  |  Autor: G1 PE  |  Postado em: 17 de agosto de 2016

Paralisação de motoristas de ônibus no Centro do R

Paralisação de motoristas de ônibus no Centro do Recife

créditos: Dione Ramos/WhatsApp
 
Os passageiros que usam ônibus municipais e intermunicipais, durante o fim da noite e a madrugada, no Centro Expandido do Recife, podem, agora, subir e descer do coletivo em qualquer lugar do trajeto. Essa é mais uma medida para aumentar a segurança de quem usa o transporte público. A Lei nº 15.878/2016, sancionada no dia 11 de agosto deste ano pelo governo do estado, estabelece a suspensão da seletividade de paradas entre as 22h e 5h.

 

A lei também estabelece uma novidade para quem trafega pelos subúrbios da capital pernambucana. Entre 22h e 5h, os passageiros poderão solicitar ao motorista a parada em local mais iluminado e com maior número de pessoas circulando.

 

O projeto original ocupa o espaço de uma antiga portaria do Grande Recife Consórcio, responsável pelo gerenciamento do transporte público no Grande Recife. A vantagem é a possibilidade de estabelecer regras mais claras e assegurar possíveis punições por força de legislação.

 

Antes de a lei entrar em vigor, as queixas por descumprimento da portaria eram encaminhadas para o Grande Recife Consórcio, que alertava as empresas de ônibus. Mas nem sempre era possível concretizar as punições.

 

Atualmente, o Grande Recife gerencia um sistema operacionalizado por 13 empresas de ônibus, que realizam mais de 26 mil viagens por dia, transportando cerca de dois milhões de passageiros, diariamente. São mais de 3 mil ônibus e 394 linhas, atendendo a toda a Região Metropolitana.

 

Leia também:

A eterna dificuldade dos pedestres em atravessar as ruas do Recife 

De bicicleta, amigas viajam pelo litoral do Nordeste e chegam a Maceió 

Bicicleta, um meio de transporte em Recife 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário