Acessibilidade Sobre Rodas

01
março
Publicado por Raquel Paoliello no dia 01 de março de 2021

Olá blogueiros,

 Como já fui para Curitiba algumas vezes, posso avaliar com 75% de certeza que lá é uma cidade modelo. Lá existe um ponto de ônibus  chamado “ Teletubo “ , que é completamente acessível para todos os tipos de pessoas com deficiência. A cidade é conhecida por discutir e ser pensada como uma cidade que possui uma ótima alternativa de mobilidade, desde a década de 1960, sendo pioneira nesse quesito. 

Curitiba foi apostando mais e mais no transporte coletivo. Nos anos 1970, o destaque foi para o ônibus expresso e as linhas interbairros. Nos anos 1980, foi a primeira capital do país a adotar a tarifa social única, e, em 1996, estabeleceu a integração físico-tarifária do transporte coletivo urbano e metropolitano. Em 2011, a aposta foi nos ônibus biarticulados, com 28 metros de comprimento. Assim, o sistema de transporte de Curitiba passou a ser conhecido como “metrô de superfície”. 

Há 3 anos atrás, o transporte público curitibano, completou 131 anos e segue sendo reconhecido nacional e internacionalmente 

São Paulo tem muito o que melhorar em questões de acessibilidade e mobilidade, Curitiba tem muito a nos ensinar nesse quesito, não acham? 

Nesse ano, a capital foi indicada mais uma vez para o Prêmio Summit de Mobilidade Urbana 2020 como a cidade mais inteligente do mundo.  

Comentem suas opiniões. 

Bjs 

Fonte: https://verticais.estadao.com.br/new-mobility/artigos/mobilidade-na-capital-paranaense/ 

https://summitmobilidade.estadao.com.br/guia-do-transporte-urbano/curitiba-e-uma-das-cidades-mais-inteligentes-do-mundo-em-2020/ /

 



Compartilhe

Comente

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*
*


Busca no Blog
Com a palavra...
Raquel Arruda Raquel Arruda
Jornalista formada pela Unip em 2021, Raquel Paoliello continua a vencer barreiras - físicas e imaginárias. Embora sofra de paralisia cerebral congênita, ela explica: "a deficiência nunca foi uma barreira para mim. Muito pelo contrário; ando (na minha cadeira de rodas) sempre com um sorriso no rosto e uma imensa vontade de viver". Apaixonada por literatura e música, neste blog ela quer mesmo é privilegiar a discussão sobre a inclusão e a luta pela acessibilidade e contra o preconceito.

Posts mais lidos
Categorias
Arquivo

Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSZ Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação
Patrocínio
Itau

Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Prêmio Empreendedor Social