28 de abril de 2016
Editorial
Menos carros, mais ciclistas e caminhantes...

Desinteresse de jovens pelo automóvel continua a crescer no Brasil e em todo o mundo

Na semana passada o jornal paranaense Gazeta do Povo publicou uma reportagem sobre certo desinteresse dos jovens brasileiros pelo uso do automóvel. O texto mostra a queda no número de novas carteiras de motoristas, especialmente na faixa entre 18 e 30 anos de idade.

DaltonDyt/Boston Bikers

A matéria reitera a tendência já observada em artigo publicado pelo The New York Times em 2012, que apontava a preocupação da indústria de automóveis com essa mudança mundial.

Se, de um lado, a indústria procura desenvolver campanhas para "rejuvenescer" o carro, em outras frentes todas as grandes marcas já desenvolvem projetos alternativos, especialmente com sistemas de carros compartilhados, tal como os já existentes em Paris, Londres, Tóquio e inúmeras outras cidades, especialmente na Europa, Ásia e Austrália. As previsões mais conservadoras indicam que em 2025 esse segmento movimentará cerca de 6,5 bilhões de dólares por ano.

A futura cidade de Masdar, nos Emirados Árabes, por exemplo, terá somente carros elétricos e "dobráveis" para uso de todos os moradores. Mas também terá transporte coletivo subterrâneo e sistemas de bicicletas compartilhadas. A meta  é chegar a zero emissões de carbono.

Masdar ainda está sendo construída, mas as cidades de verdade também projetam um futuro próximo com menos carros, para que as pessoas voltem a desfrutar os espaços urbanos, o que pode parecer uma proposta romântica, utópica, mas tem bases econômicas bastante sólidas. Um estudo da  International Council on Clean Transportation (ICCT) revela que o Brasil pode economizar mais de 30 bilhões de reais por ano se optar por transportes movidos a eletricidade, biocombustíveis e, sobretudo, os meios ativos, como a bicicleta e o simples caminhar.

Daí, vale registrar que na semana passada as organizações Brasília para Pessoas e Corrida Amiga inauguram um trecho de calçada na Asa Norte de Brasília que eles mesmos reconstruíram. Foi um ato simbólico para estimular alguma reação positiva do poder público.

Lembramos, também, o levantamento "Como Anda" organizado pelo pessoal do Cidade Ativa, que pretende mapear as organizações brasileiras que trabalham pela mobilidade a pé.

Um detalhe revelador: Brasília para PessoasCorrida Amiga e Cidade Ativa são formadas por jovens, todos na faixa dos 30 anos, ciclistas e caminhantes convictos. CQD.

Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil

Notícias
Carro deixa de ser prioridade para jovens no Brasil
Transporte Ativo oferece dicas de ciclismo urbano para crianças
Festival e parada de cargo bikes, na Holanda. Veja o vídeo
As nove piores ciclovias do mundo
O desafio da mobilidade urbana na periferia de SP
Sua cidade é caminhável? Teste aqui!
Prefeitura do Rio quer reconstruir ciclovia antes da Olimpíada
Com obras atrasadas, Metrô de SP terá 46 novos trens parados
Brasil pode economizar R$ 30,4 bi por ano com transporte limpo
Enquete
Como você se desloca em seu dia a dia?
Campanhas
Mobilize-se!
Problemas na mobilidade? Reclame aqui!

Blogs
Acessibilidade sobre Rodas
A Acessibilidade em Viagens
Cidade Ativa
COMO ANDA a mobilidade a pé no Brasil?
Brasília para Pessoas
O pedestre em Brasília: fama x realidade
Vídeos
Bicicleta
Festival e parada de cargo bikes, na Holanda
Políticas Públicas
Problemas e soluções em mobilidade em São Paulo
EVENTOS
Título do Evento: O novo cenário da mobilidade em SP/ Desafios da cobertura jornalística
Data: 30/04/2016
Local: Auditório da FESP, Rua Gen. Jardim, 522 - V. Buarque - SP - São Paulo-SP
Resumo: Palestra gratuita "O novo cenário da mobilidade urbana em São Paulo e os desafios da cobertura jornalística" acontece no sábado, dia 30/4, das 10h às 12h, no auditório da FESP, região central. Inscrições até 28 de abril.
Título do Evento: I Seminário Caminhos da Cidade: mobilidade urbana e saúde
Data: 16/05/2016
Local: Anfiteatro João Yunes da Faculdade de Saúde Pública da USP - São Paulo-SP
Resumo: O Departamento de Epidemiologia e o Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP promovem o "I Seminário Caminhos da Cidade: O desafio de discutir mobilidade urbana e saúde", evento gratuito e aberto ao público.
Título do Evento: Festival Jane's Walk no Recife (1ª edição)
Data: 04/05/2016 à 07/05/2016
Local: Rua do Bom Jesus, 191, Bairro do Recife - Recife-PE
Resumo: Presente em diversos países e cidades do Brasil, como Brasília, Goiânia e São Paulo, em 2016 Recife irá sediar a primeira edição do Festival Jane's Walk na cidade.
Entre no site www.mobilize.org.br e participe enviando fotos e dando sua opinião!
Mobilize Brasil | CMS