Prefeitura do Rio quer reconstruir ciclovia antes da Olimpíada

Intervenções na ciclovia Tim Maia serão executadas pelo consórcio responsável pela obra, diz governo municipal. Início dos trabalhos ainda depende de laudo

Notícias
 

Fonte: Exame  |  Autor: Alfredo Mergulhão e Fábio Grellet/Estadão Conteúdo  |  Postado em: 25 de abril de 2016

Trecho que desabou da Ciclovia Tim Maia, no Rio

Trecho que desabou da Ciclovia Tim Maia, no Rio

créditos: Fernando Frazão/ Agência Brasil

 

A prefeitura do Rio informou nesta segunda-feira (25) que pretende reconstruir a Ciclovia Tim Maia até o início da Olimpíada, que começa no dia 5 de agosto.

 

Um trecho da pista para circulação de bicicletas, na Avenida Niemeyer, na zona sul, desabou na última quinta-feira em meio a uma ressaca e deixou dois mortos.

 

A própria Concremat, empresa que fez a obra da ciclovia, deve assumir o trabalho de reconstrução do trecho que desabou.

 

"Todas as intervenções necessárias serão executadas pelo consórcio responsável pela obra da ciclovia, que também vai arcar com todos os custos", informou a Prefeitura, em nota.

 

"A intenção da Prefeitura do Rio é concluir a reconstrução da ciclovia antes dos Jogos Olímpicos", diz o texto.

 

Laudo técnico

No entanto, o início dos trabalhos depende de um laudo da Coppe/UFRJ e do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH). As duas instituições foram contratadas para realizar perícia independente e apontar as causas do desabamento da ciclovia.

 

Serão considerados aspectos estruturais e as variáveis marítimas na análise do trecho da ciclovia na Avenida Niemeyer. Segundo a prefeitura, a Geo-Rio colocou todo material técnico do projeto executado à disposição dos peritos.

 

A estimativa é que o laudo conclusivo seja entregue em até 30 dias.

 

Para o engenheiro civil Manoel Lapa, coordenador da Câmara de Engenharia Civil do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio (Crea-RJ), é possível refazer a obra antes da Olimpíada.

 

"Claro que antes de fazer a obra será preciso descobrir qual foi o erro e corrigi-lo, mas são mais de três meses até o início dos Jogos. Nesse tempo é perfeitamente viável refazer aquela obra, com a segurança e os cuidados necessários", afirmou.

 

A ciclovia foi inaugurada há três meses e vários trechos apresentam rachaduras. Um relatório do Tribunal de Contas do Município (TCM) do ano passado apontou trincas na pista.

 

O relatório de julho da 2ª Inspetoria Geral de Controle Externo do TCM informa que as falhas apareceram próximo do mirante do Leblon.

 

A Concremat, empresa que construiu a ciclovia, possui ainda contrato com a prefeitura para fazer o gerenciamento de sete obras ligadas à Olimpíada.

 

Leia também:

Luto: duas pessoas morrem em desabamento na "ciclovia mais bonita"

Ciclistas e pedestres já 'inauguraram' ciclovia da Niemeyer no Rio 

No Rio, ciclovia da Avenida Niemeyer ganha forma 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário