Sinalização Cicloviária Federal Brasileira e sua Aplicação

Estudo da MSc em Engenharia Urbana Regina Malaguti, da Poli/UFRJ, chega à (desconcertante) conclusão de que, embora a Legislação Federal preveja todos os itens para uma correta organização do tráfego de bicicletas, sobretudo no que se refere à sinalização, os preceitos nesse sentido, inscritos no CTB, não vêm sendo seguidos pelos técnicos de projeto das ciclovias nas cidades brasileiras.

Legislação cicloviária

Ilustração extraída do estudo sobre sinalização cicloviária

Autor: Regina Malaguti (Poli-UFRJ)

Assunto: Teses e TCCs

Abrangência: Nacional

Ano: 2012

A constatação de Malaguti é de que a sinalização voltada a ciclistas nas cidades estudadas do Rio de Janeiro e Florianópolis não segue o prescrito nas normas definidas pelo Código de Trânsito Brasileiro.

 

E a recomendação da pesquisadora não poderia ser outra, portanto: é que os governos passem a se orientar pela Lei 12.587/12, que fornece condições para a inserção da bicicleta no sistema de trânsito urbano, como modo válido e sustentável. Esta monografia foi elaborada por Regina Malaguti, com vistas à obtenção do título de especialista em Engenharia Urbana. 

Arquivos
Download
Sinalização Cicloviária Federal Brasileira
Estudo bibliográfico e avaliação da sinalização das ciclovias nas cidades do Rio de Janeiro e de Florianópolis, com base na legislação definida no Código de Trânsito Brasileiro.

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário