Caderno de encargos para projetos cicloviários no Rio de Janeiro

Material de apoio elaborado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e GT Ciclovia, o objetivo deste caderno é orientar o programa "Rio, Capital da Bicicleta" nos projetos e execução das obras do sistema cicloviário da capital carioca

Manual de encargos para projetos cicloviários no R

Autor: Prefeitura do Rio

Assunto: Cartilhas e Manuais

Abrangência: Rio de Janeiro

Ano: 2014

 

A Prefeitura do Rio acaba de lançar este Caderno de Encargos para Execução de Projetos Cicloviários, importante material de apoio especialmente elaborado para orientar o programa “Rio, Capital da Bicicleta” e ajudar a administração municipal a atingir a meta de chegar a 2016 com 450 km de malha cicloviária na cidade. 

 

Voltado a órgãos públicos e agentes privados que atuam na implementação do sistema -  e desde já um documento de uso amplo para todo gestor municipal -, este documento objetiva definir padrões para os projetos cicloviários, estabelecendo dimensões, sinalizações horizontais e verticais, além de servir de referencial para indicação de materiais de qualidade apropriados às obras de ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas e bicicletários. 

 

Um capítulo inteiro é dedicado a ilustrações que, com base em especificações das normas técnicas e da CET Rio, exemplificam situações possíveis de ocorrer com a presença da bicicleta no meio urbano, tratando das interferências e integrações do sistema cicloviário com os demais modos de mobilidade. Entre as soluções apontadas, destaca-se o estabelecimento de medidas moderadoras de tráfego, como as “zonas 30 km”, ou interseções elevadas, e as sinalizações horizontais e verticais. 

 

Quanto à pavimentação das ciclovias, o trabalho oferece, etapa por etapa, o modo como devem ser executados os dois processos recomendados - por concreto vermelho e concreto asfáltico usinado a quente. E define a correta geometria a ser aplicada a elementos construtivos que integram as vias para bicicletas - rampas, acessos e faixas de pedestre.  

 

Arquivos
Download
Caderno de encargos para projetos cicloviários
Material de apoio elaborado para o programa "Rio, Capital da Bicicleta", busca definir padrões para os projetos cicloviários. Estabelece dimensões, sinalizações horizontais e verticais, e materiais mais apropriados para execução do sistema

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário