Campanha Sinalize - Relatório Final referente a 2014

O documento apresenta os resultados da campanha de avaliação da sinalização urbana voltada para pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo nos municípios brasileiros, realizada no primeiro semestre de 2014. Além de ser um levantamento pioneiro no Brasil, o relatório traz uma série de estudos sobre legislação; tipos de sinalização; melhores práticas e iniciativas da sociedade, além dos formulários e metodologia utilizada

Relatório referente a 2014

Relatório referente a 2014

créditos: Caroline Pires/Capima

Autor: Mobilize Brasil

Assunto: Relatórios

Abrangência: Nacional

Ano: 2014

O Mobilize Brasil lança a campanha Sinalize, que procura estimular as cidades a melhorar a sinalização dirigida a pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo. Hoje, de forma geral, as cidades brasileiras têm 90% dos sinais de trânsito voltados apenas aos condutores de veículos motorizados. Em geral pedestres e ciclistas “ganham” sinalização apenas nas áreas de conflito com o tráfego de carros.

 

Não há tótens com mapas que indiquem os principais de pontos de referência, que podem ser alcançados a pé ou de bike. Não há - salvo raras exceções - indicação das rotas adequadas aos ciclistas. Mais raros ainda são os sinais sonoros para pessoas com deficiência visual. E também praticamente inexiste sinalização nos pontos de ônibus. Que ônibus passa aqui? Quando passa o ônibus? Esse ônibus passa pelo hospital ou pela estação do trem?

 

Perguntas desse tipo são muito comuns entre os usuários do transporte público, situação que poderia ser resolvida com um bom programa de sinalização, em todos os pontos, com manutenção adequada. O objetivo não é encher as cidades de placas e mais placas, o que aumentaria a poluição visual urbana. A ideia é estimular racionalização dos sinais, de forma a melhorar a legibilidade para todos. E isso envolve as autoridades, designers e arquitetos, além da população. Vale lembrar que quando somadas, as viagens a pé, de bicicleta e utilizando o transporte público representam em média 70% dos deslocamentos nas cidades brasileiras.

 

 

 

 

 

 

Arquivos
Download
Relatório Sinalize 2014

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário