A cidade e o meio ambiente (SP)

Pesquisa "A cidade e o meio ambiente", realizada pela Rede Nossa São Paulo e Ibope Inteligência, em parceria com o Sesc, busca desvendar a percepção do paulistano sobre a administração da cidade, em itens tais como mobilidade urbana, zeladoria do espaço público, reciclagem, e outros.

A cidade e o meio ambiente (SP)

A cidade e o meio ambiente (SP)

créditos: Reprodução

Autor: Rede Nossa São Paulo

Assunto: Apresentações

Abrangência: São Paulo

Ano: 2018

 

A pesquisa "A cidade e o meio ambiente" realizada pela Rede Nossa São Paulo e Ibope Inteligência, em parceria com o Sesc, e divulgada no dia 13 de junho de 2018, traz dados que revelam como os paulistanos vêem a sua cidade, como avaliam a gestão pública e que soluções consideram válidas para enfrentar os problemas urbanos. 

 

A mobilidade urbana é um tema que se destaca entre as questões abordadas no estudo. Os resultados indicam a preocupação com a poluição, que parece motivar o paulistano a apoiar a aplicação de medidas de controle de circulação dos veículos na cidade:

 

76% dos pesquisados se declaram favoráveis à adoção de medidas de controle de circulação dos veículos na cidade, enquanto 20% são contra e 4% não sabem ou não responderam. 

 

E os que acima responderam favoravelmente, quando são estimulados a assinalar, entre as várias medidas apresentadas, qual a que mais ajudaria a diminuir a poluição da cidade, o item que tem mais adesões, com 30% das respostas, é o retorno da inspeção veicular ambiental. 

 

A alternativa “limitar a circulação de veículos em algumas ruas e avenidas do centro expandido da cidade” fica em segundo lugar, com 21%. “Ampliar o horário de duração do rodízio na cidade” obtém 16%. A opção “aumentar o número de dias do rodízio de carros para dois ou mais dias” registra 13%, enquanto “ampliar a área do rodízio considerando o centro expandido e também ruas de bairros e periferias” é assinalada por 11% dos pesquisados.  

 

A medida que tem o menor percentual de respostas, com 4%, é “cobrar pedágio urbano, ou seja, cobrar uma taxa para entrar e circular de carro no centro expandido”.

 

Outros itens da pesquisa 

Em relação a outros pontos sobre meio ambiente e viver na cidade, chama a atenção nesta pesquisa que quase metade dos paulistanos considera ruim ou péssima a manutenção de praças e parques. O programa “São Paulo Cidade Linda”, por exemplo, implantado pelo ex-prefeito João Doria, no início de sua gestão, e que visava, entre outras coisas, melhorar o serviço de zeladoria de praças e parques da cidade, não é bem avaliado pelos entrevistados. 

 

Em porcentagem, 25% dos entrevistados consideram que a preservação/manutenção desses espaços públicos é “ruim” e 23% dizem que é “péssima”. Ou seja, quase metade dos paulistanos (48%) avalia negativamente essa atividade de zeladoria da Prefeitura. Outros 41% a consideram “regular” e apenas 11% a classificam como boa (8%) ou ótima (3%).

 

Os resultados do levantamento mostram que há um grande potencial para se ampliar a coleta e a reciclagem de materiais em São Paulo. Embora administração municipal recicle menos de 2% do lixo coletado, 57% dos entrevistados afirmam que separam os materiais recicláveis dos não recicláveis em casa. Por outro lado, 42% dizem não fazer a separação. 

 

A pesquisa 

Foram entrevistados 800 paulistanos de 16 anos ou mais e a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra.

 

O levantamento "A Cidade e o meio ambiente" integra a série “Viver em São Paulo”, que foi iniciada este ano e mensalmente tem divulgado dados sobre a percepção dos paulistanos em relação a temas importantes que afetam a vida na capital paulista.  

 

Propositalmente, a apresentação dos resultados da pesquisa “A cidade e o meio ambiente” foi realizada no Sesc Interlagos – um espaço com muito verde situado à beira da Represa Billings, na zona sul de São Paulo. 

 

Arquivos
Download
A cidade e o meio ambiente (SP)
Pesquisa realizada pela Rede Nossa São Paulo e Ibope Inteligência, em parceria com Sesc, busca trazer a percepção do paulistano sobre a administração da cidade, em itens tais como mobilidade urbana, zeladoria do espaço público, reciclagem, e outros.

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário