Uma análise do consumo de energia na mobilidade urbana de Curitiba

O artigo discute a problemática do consumo de energia pelos modos do transporte urbano, tendo Curitiba como referência, cidade reconhecida mundialmente pelo seu sistema de transporte público, através de uma análise da taxa de ocupação dos sistemas ofertados no transporte individual e coletivo, comparando com indicadores de consumo por modal, existentes na literatura.

Comparação de modos de transportes

Autor: Ivo Reck Neto

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Curitiba

Ano: 2018

A mobilidade urbana pode ser considerada uma das principais necessidades das populações que vivem nas grandes cidades. Conforme os dados do Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, 85% dos brasileiros vivem nos meios urbanos, indicando que a realidade brasileira se encontra alinhada com os desafios globais. Aliado à este cenário, soma-se o fato de que, no Brasil, a energia consumida pelo setor de transportes corresponde a 32,2% do consumo global (EPE, 2016). Por isto, o uso excessivo do automóvel nas cidades deve ser amplamente debatido.

 

O tema discute a problemática do consumo de energia pelos modos do transporte urbano, tendo Curitiba como referência, cidade reconhecida mundialmente pelo seu sistema de transporte público, através de uma análise da taxa de ocupação dos sistemas ofertados no transporte individual e coletivo, comparando com indicadores de consumo por modal, existentes na literatura.

Arquivos
Download
Uma análise do gasto de energia na mobilidade
O artigo discute a problemática do consumo de energia pelos modos do transporte urbano, tendo Curitiba como referência, cidade reconhecida mundialmente pelo seu sistema de transporte público, através de uma análise da taxa de ocupação dos sistemas.

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário