Acessibilidade em calçadas: adequação do entorno da Praça Ver. Oswaldo Mendonça - Bairro Bugio, AJU

A adequação das calçadas do entorno da Praça Vereador Oswaldo Mendonça, no bairro Bugio (Aracaju), para torná-las acessíveis, é o foco deste trabalho de Andresa dos Santos Oliveira como finalização do curso de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Tiradentes.

Ilustração aponta problemas no entorno imediato da

Ilustração aponta problemas no entorno imediato da Praça

créditos: Nuppe

Autor: Andresa dos Santos Oliveira

Assunto: Teses e TCCs

Abrangência: Aracaju

Ano: 2018

Este trabalho parte do pressuposto de que, para se alcançar uma mobilidade urbana adequada, é preciso pensar em cidades voltadas para o pedestre, que priorizem um modelo de valorização da diversidade de usos dos espaços públicos. No cenário urbano ideal, as calçadas representam o livre e seguro transitar da população.

 

Esse entendimento está na base de um modelo de cidade para todos. Entretanto, a intervenção em áreas urbanas consolidadas como esta, sem a mobilidade urbana adequada, no que se refere à acessibilidade, implicou a necessidade de realizar-se um verdadeiro laboratório, pois o local apresentava diversos obstáculos para implementação de soluções em conformidade com a Lei e com as boas práticas urbanísticas. 

 

Este TFG tomou como prioridade a aplicabilidade de soluções que valorizassem a caminhabilidade, diminuindo as barreiras existentes, possibilitando maior conforto ao transitar pelo espaço público. Para empreender esta empreitada, que como dito envolveria intervenções em áreas urbanas consolidadas sem a mobilidade urbana adequada, um verdadeiro laboratório teve de ser montado pelos alunos. 

 

Especialmente motivador foi a revisão bibliográfica fundamentada em autores como Jane Jacobs (1961), Jan Gehl (2015), Jeff Speck (2017), além de normas e legislações como a NBR (9050/15) e a Cartilha Calçada Livre. 

 

Considerações finais

As questões de precariedade não só das calçadas do bairro Bugio, mas também a falta de infraestrutura básica, confirmam a necessidade de um olhar especifico e detalhado para as soluções no bairro como um todo, e não se difere na adequação das calçadas envoltas à praça.

 

Nos levantamentos, foram identificados problemas e limitações decorrentes da diversidade de níveis internos dos lotes, poste de iluminação pública no passeio livre, impossibilidade de realocação das caixas coletoras, assim como implantação de faixas elevadas, dimensionamento das vias e a descontinuidade entre os lotes nos dez trechos. Ao tentar adequar aos preceitos normativos cada realidade, foi preciso ponderar as construções existentes, assim como algumas restrições para então garantir o passeio livre e o conforto ao transitar pelo espaço público.

Arquivos
Download
Acessibilidade em calçadas: Bairro Bugio, Aracaju
A adequação das calçadas do entorno da Praça Vereador Oswaldo Mendonça, no bairro Bugio (Aracaju), para torná-las acessíveis, é o foco deste trabalho de finalização do curso de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Tiradentes, em Aracaju-SE

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário