Avaliação dos sistemas metroviários nas emissões de CO2: análise comparativa das emissões por carros

O resultado desta pesquisa permitiu quantificar a real contribuição dos metrôs quanto à redução das emissões totais do setor de transportes. Na abordagem da energia de tração dos trens, concluiu-se que os Metrôs de São Paulo e Rio de Janeiro emitem 63,5 vezes menos do que os automóveis e 8 vezes menos do que os ônibus.

Trem do metrô na Zona Leste de São Paulo

Trem do metrô na Zona Leste de São Paulo

créditos: Andreia Cristina Rodrigues/ Metrô de SP

Autor: Carlos E. S.de Andrade e Márcio de A. D'Agosto

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Internacional

Ano: 2019

Este estudo visa a  fornecer uma contribuição científica no estudo geral das emissões de CO2 pelos metrôs, definindo conceitualmente cinco abordagens de cálculos e realizando uma análise comparativa dos resultados das emissões de CO2 por automóveis, ônibus e metrôs. O resultado desta pesquisa permitiu quantificar a real contribuição dos metrôs quanto à redução das emissões totais do setor de transportes. Na abordagem da energia de tração dos trens, concluiu-se que os metrôs de São Paulo e Rio de Janeiro emitem 63,5 vezes menos do que os automóveis e 8 vezes menos do que os ônibus.

Arquivos
Download
Metrôs X Carros: emissões de CO2
Pesquisa permitiu quantificar a real contribuição dos metrôs quanto à redução das emissões totais do setor de transportes. Na abordagem da energia de tração dos trens, concluiu-se que os metrôs de SP e Rio emitem 63,5 vezes menos CO2 do que os carros

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário