Gestão da demanda em transporte por ônibus durante a pandemia da Covid-19

Nota técnica proposta pela Urban-PE pode ser referência para outras regiões do país. Ideia é reduzir picos e distribuir a demanda ao longo do dia e "achatar a curva" de uso do transporte, pelo menos durante a pandemia da Covid-19.

Facsímile da capa do documento
créditos: Reprodução

Autor: Marcelo Bandeira de Mello/Urbana-PE

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Nacional

Ano: 2020

No contexto atual da pandemia Covid-19 e diante da perspectiva de continuidade das medidas de restrição de aglomeração e contato social, o transporte público por ônibus deve ser encarado de forma muito específica para que os serviços prestados sejam sustentáveis do ponto de vista da saúde pública e do equilíbrio econômico financeiro. Por um lado, há inúmeros questionamentos em relação às condições necessárias para que os ônibus transportem os passageiros com o mínimo risco de infecção da Covid-19.


Por outro lado, há as implicações em termos dos custos adicionais que seriam gerados caso uma frota adicional fosse disponibilizada para reduzir o nível de ocupação dos veículos. Diante dessa situação, é necessário examinar um novo modelo de planejamento, dimensionamento e operacionalização dos serviços de transporte público por ônibus dentro das limitações existentes e das expectativas de toda a sociedade. Esse novo modelo estaria baseado no princípio da gestão da demanda em função da capacidade de oferta. Exigiria a coordenação dos atores envolvidos e seria também dependente do constante monitoramento das condições operacionais, para obter a avaliação contínua dos serviços.


Visando conceber o novo modelo, este documento apresenta uma proposta inicial de trabalho. Após esta seção de introdução, compreende a concepção geral e os princípios a serem adotados. Na sequência, é discutida a estrutura de governança necessária para o novo modelo. Finalmente, são propostos os encaminhamentos para a operacionalização, monitoramento e avaliação. 

Arquivos
Download
Gestão de demanda do transporte público - Covid 19
Nota técnica proposta pela Urban-PE pode ser referência para outras regiões do país. Ideia é reduzir picos e distribuir a demanda ao longo do dia e "achatar a curva" de uso do transporte, pelo menos durante a pandemia.

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário