USP publica guia para orientar sobre Eleições 2020 em direção aos 17 ODS da ONU

Trabalho observa 193 tópicos dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para orientar candidatos, jornalistas e eleitores

Facsímile da Capa

Facsímile da capa do Guia

créditos: Reprodução

Autor: IEA/USP e USP Cidades Globais

Assunto: Guias e Manuais

Abrangência: Brasil

Ano: 2020

A menos de um mês do primeiro turno das eleições municipais, os candidatos já afinaram e publicaram suas propostas para as cidades brasileiras. Muitos deles incluíram temas relacionados à mobilidade urbana e segurança no  trânsito, nem sempre com o foco da sustentabilidade que todos buscamos E, em meio a tantas propostas e promessas, o eleitor certamente se sentirá confuso sobre qual candidato apoiar e votar.


Uma boa referência podem ser os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que prevêem uma série de metas de sustentabilidade até 2030 para os países signatários, o Brasil entre eles.


Assim, para ajudar os eleitores, o Instituto de Estudos Avançados da USP e o projeto USP Cidades Globais publicaram o documento Guia para Cidades Sustentáveis - Eleições 2020, um resumo de discussões realizadas por especialistas da universidade sobre assuntos como Habitação, Meio Ambiente, Saúde, Emprego e Renda, Educação e Mobilidade Urbana, entre outros itens que fazem parte dos ODS.


No texto de apresentação estão os três objetivos principais do trabalho:

O primeiro é fornecer parâmetros que possam balizar a decisão de candidatos a cargos de vereadores e prefeitos das cidades brasileiras na escolha de itens de agenda para as suas campanhas e, se eleitos, possam exercerem seus mandatos no sentido de aumentar a sustentabilidade urbana dos municípios brasileiros.


O segundo é o de subsidiar a mídia para questionar os candidatos em debates e entrevistas de forma a, se possível, salientarem a importância da sustentabilidade das cidades a partir de seus programas propostos, sejam para o legislativo (vereadores/as) ou para o executivo (prefeitos/as).


O terceiro objetivo é fornecer à população uma ferramenta qualificada de cobrança dos candidatos sobre o que prometem e o que cumprem. Assim, esperamos que este guia possa ser utilizado também, ao longo dos mandatos dos vencedores das eleições, como um documento de cobrança da sociedade sobre a eficiência, eficácia e efetividade dos candidatos por ela eleitos.

Quatro pilares
Visão de futuro, Vulnerabilidade, Sustentabilidade e Participação Social são os quatro pilares adotados pelos pesquisadores para a construção do documento.  Inicialmente, os grupos de pesquisadores criaram uma série de nexos (três temas articulados entre si, como por exemplo educação-emprego-renda). Três desses nexos foram propostos para cada ODS e em seguida, com base nos nexos, foram propostas três ações necessárias dentro de cada nexo. Para cada ODS, considerando seus respectivos nexos e ações, foram propostos cinco itens de agenda. Por fim, a tabela de nexos-ações-itens de agenda foi submetida à análise de ocorrência de temas abordados no conjunto de metas, de forma a obter uma lista de temas prioritários.


Leia também:
Proposta lúdica quer reinventar a mobilidade nestas eleições
Guia Eleições 2020 - Como ter um transporte público eficiente, barato e com qualidade na sua cidade
Como implantar ciclofaixas emergenciais "Corona"
Ruas para resposta e recuperação da pandemia

Arquivos
Download
Guia Cidades Sustentáveis - Eleições 2020
Instituto de Estudos Avançados e projeto USP Cidades Globais publicaram o documento, um resumo de discussões realizadas por especialistas da universidade sobre assuntos como Habitação, Meio Ambiente, Educação e Mobilidade, com base nas ODS da ONU

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário