Guia Micromobilidade Compartilhada

Objetivo central do Guia é ser um instrumento de consulta e apoio aos gestores públicos e privados interessados na implementação de melhores práticas para a promoção de soluções de micromobilidade compartilhada

Capa da publicação:adaptação às condições brasilei

Capa da publicação:adaptação às condições brasileiras

créditos: Reprodução

Autor: Aliança Bike e LabMob UFRJ

Assunto: Guias e Manuais

Abrangência: Nacional

Ano: 2021

O LabMob/UFRJ e a associação Aliança Bike estão lançando o Guia Micromobilidade Compartilhada, primeira publicação sobre sistemas de bicicletas e patinetes compartilhadas adaptada às condições brasileiras. A publicação foi viabilizada com o apoio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

 

Segundo o próprio texto de apresentação, o objetivo central do Guia é ser um instrumento de consulta e apoio aos gestores públicos e privados interessados na implementação de melhores práticas para a promoção de soluções de micromobilidade compartilhada, em prol de cidades mais sustentáveis. O trabalho faz uma análise das melhores práticas mundiais e brasileiras em sistemas de micromobilidade compartilhada, sobretudo elétrica, que possam ser replicados no Brasil. 

 

A ideia foi “tropicalizar” questões já debatidas por outros guias internacionais e amplamente reconhecidos, através do esforço de pensar os sistemas de compartilhamento público no contexto das cidades brasileiras. O guia está organizado em oito tópicos-chave:

1. Regulação

2. Arranjo institucional, financiamento e geração de receita

3. Desenho do sistema

4. Intermodalidade

5. Infraestrutura

6. Promoção do uso

7. Equidade e diversidade

8. Dados e monitoramento.

Arquivos
Download
Guia Micromobilidade Compartilhada
Objetivo central do Guia é ser um instrumento de consulta e apoio aos gestores públicos e privados interessados na implementação de melhores práticas de micromobilidade compartilhada

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário