Tendências e desigualdades da mobilidade urbana no Brasill: transporte coletivo X individual

Novo estudo do Ipea sobre Transporte Público revela uma trajetória persistente de substituição do transporte coletivo pelo individual motorizado, principalmente entre as classes médias e baixas, e nas cidades de médio e pequeno porte.

Capa do Estudo do Ipea

Capa do Estudo do Ipea

créditos: Reprodução

Autor: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Brasil

Ano: 2021

Autores: Rafael H. M. Pereira, Lucas Warwar, João Parga, João Bazzo, Carlos Kauê Braga, Daniel Herszenhut e Marcus Saraiva

Estudo apresenta um diagnóstico de como o uso do transporte individual motorizado e do transporte coletivo tem evoluído desde o início dos anos 2000 nas cidades brasileiras. Analisa dados sobre mudanças no padrão de consumo de bens e serviços de transporte, o aumento de renda das famílias, além da evolução dos custos de transporte urbano, da demanda por transporte público e da frota de veículos no país nos últimos vinte anos.


Em todas as dimensões analisadas, os dados apresentam uma trajetória gradual e persistente de substituição do consumo de transporte coletivo pelo individual motorizado, principalmente entre as classes médias e baixas, e nas cidades de médio e pequeno porte. O estudo aponta ainda como essas mudanças têm se refl etido na contínua eterioração das condições de mobilidade e no consequente aumento no tempo que as pessoas passam no trânsito, afetando de maneira desigual a população, de acordo com nível socioeconômico, gênero e cor.


Por fim, mostra como a crise econômica e de saúde pública gerada pela pandemia da Covid-19 teve um profundo impacto na redução dos níveis de mobilidade urbana e, em particular, na intensifi cação da queda do número de passageiros do transporte público ao longo de 2020. Com isso, a crise do novo coronavírus deve aprofundar o ciclo vicioso de perda de passageiros e elevação de tarifas no transporte público e acentuar a tendência histórica de substituição do transporte coletivo pelo individual nas cidades brasileiras. 


Ao final, são apontadas algumas sugestões para políticas públicas que poderiam contribuir para mudar essas tendências.

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Tendências na Mobilidade Urbana no Brasil
Novo estudo do Ipea sobre Transporte Público revela uma trajetória persistente de substituição do transporte coletivo pelo individual motorizado, principalmente entre as classes médias e baixas, e nas cidades de médio e pequeno porte.

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