A estrutura de poder no trânsito (The traffic power structure)

Livro produzido pelo coletivo sueco Plank.nu discute, de forma irônica os privilégios dados aos automóveis e suas consequências para a vida nas cidades. A tradução é do coletivo Tarifa Zero BH

Capa do livro, lançado em 2020

Capa do livro, lançado em 2020

créditos: Reprodução

Autor: Plank.nu / Tarifa Zero BH

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Internacional

Ano: 2020


O coletivo Plank.nu atua na Suécia para estimular as políticas de gratuidade no transporte público. Neste livro, lançado em português pela Fundação Rosa Luxemburgo, os autores (e tradutores) revelam os aspectos sórdidos que mantêm a cultura do automóvel em circulação pelo mundo, mesmo sabendo-se dos problemas gerados por esse tipo de transporte individual. Vale a leitura e uma visita ao site Tarifa Zero BH (tarifazerobh.org/) para conhecer o trabalho da equipe que fez a tradução e adaptação do texto.


Leia a apresentação do livro, em texto de Daniel Santini:

"O poder da indústria automobilística e a força do culto ao automóvel são dois elementos centrais na sociedade em que vivemos. O livro do Planka.nu disseca, com sarcasmo e profundidade, cada camada dessa estrutura, e mostra como as opções que fazemos para o trânsito são fundamentais para a continuidade de um sistema baseado em desperdício, velocidade e pouco cuidado com a vida. De maneira coletiva, o Tarifa Zero BH não só traduziu o original, mas também, em um capítulo adicional, conseguiu contextualizar e conectar a violência do modelo à realidade social desigual e injusta do Brasil.

 

O resultado é uma análise econômica e política completa. Somos atropelados dia após dia por ações de lobby coordenadas, peças de marketing e propagandas caprichadas de motoristas sorrindo sempre felizes e velozes. Com a ilusão da liberdade individual plena, avançamos acreditando que é possível continuar a acelerar sem limites. E assim, sem pensar, seguimos como sociedade em direção a um mundo cada vez mais chato e esfumaçado, marcado por congestionamentos, poluição, colisões fatais, um mundo entupido de gente deprimida e frustrada parada no trânsito. Fooooooommmmm.

É preciso desacelerar, pensar mais no coletivo e construir alternativas. Compreender como a máquina funciona talvez seja o primeiro passo."

 

Daniel Santini é jornalista e autor do livro Passe livre - As possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização. Atua como coordenador de projetos da Fundação Rosa Luxemburgo.

Arquivos
Download
A estrutura de poder no trânsito
Livro da Plank.nu, traduzido pelo Tarifa Zero BH e publicado pela Fundação Rosa Luxemburgo é uma apimentada visão sobre os privilégios dados ao automóvel na cidade contemporânea

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário