"Perspectivas da Transição Energética Justa para o Transporte Público Coletivo no Brasil"

O Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema) lançou hoje (25) em uma live transmitida via internet o estudo que traz a experiência de onze cidades de vários portes que inovaram em projetos para a transição elétrica das frotas de ônibus

Capa do trabalho
créditos: Reprodução

Autor: Iema

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Brasil

Ano: 2022


O trabalho foi desenvolvido buscando responder a três principais necessidades. A primeira é a identificação e apresentação, de forma organizada e compreensiva para a sociedade em geral, das ações em curso e tendências da transição energética nos transportes no Brasil. A segunda é ponderar sobre os potenciais consequências das alternativas propostas e das decisões tomadas pelos vários segmentos econômicos, governos e poderes legislativos que incidem sobre esse tema. Por fim, o terceiro ponto foi a tentativa de apontar caminhos para formuladores de políticas públicas e defensores do interesse público para a promoção da transição energética justa na mobilidade urbana, com foco no transporte público coletivo.


No Capítulo 1 é apresentado o entendimento de transição energética justa com o qual o Iema propõe a análise das ações recentes que incidem sobre o transporte público coletivo.


No Capítulo 2 é apresentado o contexto de crise pela qual passa o setor de serviço de transporte público coletivo, caracterizado pelo esgotamento do modelo de financiamento da operação baseada no pagamento de tarifa pelo usuário, com o risco de desregulação dos serviços no médio prazo.


No Capítulo 3 é apresentada uma proposta conceitual de novas fontes de recursos que contribuam para o custeio da operação e viabilizem a transição energética no transporte público coletivo, sem onerar ainda mais o usuário.


O Capítulo 4 traz uma síntese das iniciativas recentes do governo federal que tangem a transição energética no transporte, abordando as estratégias governamentais, as linhas de financiamento existentes e o conhecimento produzido. As ações e iniciativas pesquisadas são apresentadas no Anexo 1 deste trabalho.


No Capítulo 5 é feita uma síntese das ações de onze cidades que buscaram, recentemente, inovar na contratação de serviços, implantação de infraestrutura, incorporação de ônibus elétricos e custeio da operação do transporte público coletivo.


O Capítulo 6 traz uma síntese das iniciativas de projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional nos últimos anos, e que guardam relação com a transição energética no transporte.


A metodologia da pesquisa dos projetos de lei é apresentada no Anexo 2 e os projetos de lei considerados formam o Anexo 3 deste trabalho.

Arquivos
Download
"Perspectivas da Transição Energética Justa..."
O Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema) lançou hoje (25) em uma live transmitida via internet o estudo que traz a experiência de onze cidades de vários portes que inovaram em projetos para a transição elétrica das frotas de ônibus
Download
Projeto facilita compra de ônibus elétricos
nspirado no programa "Caminho da Escola", em que o Governo Federal oferece às prefeituras ônibus para o transporte escolar de crianças e adolescentes, o parlamentar acredita na importância de um esforço das três esferas federativas

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário