Oportunidades criadas pelas Zonas de Baixa Emissão

Lançado em agosto (2023) pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy), este estudo aborda detalhadamente o que são zonas de baixa emissão, seus impactos e como podem ajudar a promover a mobilidade urbana sustentável.

Capa do estudo do ITDP que analisa as zonas de bai

Capa do estudo do ITDP sobre zonas de baixa emissão

créditos: Reprodução

Autor: ITDP Global

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Internacional

Ano: 2023

 

As zonas de baixa emissão (LEZ, da sigla em inglês para low emission zones) vêm se tornando uma estratégia popular e eficaz para as cidades desincentivarem o uso de carros e oferecerem alternativas de transporte mais limpas, econômicas e acessíveis.

 

A publicação “Oportunidades criadas pelas Zonas de Baixa Emissão - Análise aprofundada da gestão gestão da mobilidade para cidades inclusivas” apresenta informações para auxiliar líderes e pessoas interessadas a compreender como essas estratégias podem ser úteis em suas cidades.

 

O que é uma Zona de Baixa Emissão?

Uma zona de baixa emissão é uma área onde o uso de veículos poluentes é desestimulado e, por vezes limitado por meio de estratégias com ou sem cobrança de taxas. Quando há cobrança de taxas é chamada de zona precificada. Nessa área, os motoristas têm que pagar um valor para entrar no perímetro, sendo que os veículos mais poluentes pagam mais, enquanto os carros híbridos ou elétricos pagam menos, ou, em alguns casos, não pagam nada. Já as zonas não precificadas proíbem a entrada de veículos altamente poluentes e os infratores podem receber multas. 

 

Essas zonas foram criadas principalmente para reduzir a poluição causada pelo transporte, como poeira fina e óxidos de nitrogênio, que prejudicam o ar que respiramos e, consequentemente, nossa saúde. O impacto de uma zona de baixa emissão na qualidade do ar pode variar dependendo do seu tamanho, rigor, fiscalização e disponibilidade de opções de transportes ativos ou não poluentes.

 

Na Europa, continente pioneiro na implementação de medidas para melhoria da qualidade do ar, foram identificadas recentemente mais de 320 zonas de baixa emissão em operação. Também algumas grandes cidades de outros continentes, como Haifa (Israel), Seul (Coreia do Sul) e várias cidades chinesas, estão experimentando pilotos e iniciativas semelhantes.

 

Impactos 

Se forem bem planejadas, as zonas de baixa emissão podem ajudar a melhorar o acesso, a segurança e a equidade nos ambientes urbanos. Associadas a outras medidas para tornar o transporte público, a bicicleta e a caminhada mais seguros e confiáveis, essas áreas controladas facilitam a migração de usuários de automóvel para outras formas de transporte mais sustentáveis.

 

Além disso, as zonas de baixa emissão podem: servir como base para expandir a infraestrutura cicloviária, de caminhada e o transporte público de qualidade; promover o uso eficiente do espaço urbano e incentivar a transição para a eletromobilidade; gerar subsídio para o transporte sustentável, ajudando a melhorar o transporte público, criando mais infraestrutura para bicicleta e caminhada, além de melhorar o acesso de pessoas que moram em comunidades afastadas e de baixa renda.

 

Saiba mais no site do ITDP, em: https://itdpbrasil.org/o-que-e-uma-zona-de-baixa-emissao

Arquivos
Download
Oportunidades criadas pelas Zonas de Baixa Emissão
Estudo do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) aborda detalhadamente o que são zonas de baixa emissão, seus impactos e como podem ajudar a promover a mobilidade urbana sustentável.

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário